O acadêmico Evandro Czarnobony, da 4ª fase do curso de Medicina da UNIARP, bolsista do Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC), realizou no dia 30 de setembro na Unidade Básica de Saúde Central de Caçador a ação extensionista do projeto intitulado: “O impacto ambiental do descarte de perfurocortantes por Insulinodependentes e a importância da educação continuada na preservação de riscos ambientais à população e a profissionais envolvidos na coleta desses resíduos”. O projeto é orientado pela professora Solange De Bortoli Beal.
Na ocasião, contou com o apoio da acadêmica Marina Farias Lira, também da 4ª fase do curso de Medicina, realizaram orientações para pacientes Insulinodependentes, cadastrados na UBS, reforçando a importância do cuidado com o uso correto da Insulina, alimentação, exercícios físicos e, sobretudo, com os corretos locais de aplicação da Insulina, demonstrando na prática esses locais. Ainda, ressaltando a importância do descarte correto dos materiais perfurocortantes, oriundos da aplicação da Insulina.
A acadêmica Marina, também desenvolveu ação do PAEC sobre Insulinoterapia – Orientações básicas para pacientes diabéticos, sob orientação da professora Vilmair Zancanaro.
A professora Solange afirma que o desenvolvimento desses projetos se torna de extrema importância, uma vez que atingem diferentes pacientes e com muitas dúvidas e principalmente, aplicando insulina incorretamente, além dos locais de aplicação sem rodízio. “Da mesma forma, nem todos os pacientes tinham conhecimento sobre o correto descarte dos materiais, bem como o uso de embalagens apropriadas para o devido descarte. Ainda foi ressaltado o impacto ambiental resultante desses materiais e orientações sobre o descarte final, o qual deve ser encaminhado para a UBS, onde seguirá para a empresa responsável pela coleta desses resíduos”, explica.