publicações / Notícias do Arquivo
Ação social em Lebon Régis realiza 12,7 mil atendimentos
Mais de 12,7 mil atendimentos em serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação e cidadania foram realizados sábado (18) na ação social que o SESI, entidade da FIESC, promoveu em Lebon Régis, região meio-oeste de Santa Catarina. Cerca de 6 mil pessoas foram beneficiadas. O evento contou com a parceira da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e da Ação Social do Contestado além da Prefeitura Municipal de Lebon Régis e do trabalho de 200 voluntários.
O presidente da UNIARP Auri Marcel Baú prestigiou o evento e parabenizou todos os profissionais envolvidos. “A UNIARP participou desta grande ação de cidadania com mais de 100 profissionais entre acadêmicos e professores e isto é motivo de muito orgulho. O impacto social desta ação é muito grande. Notamos um envolvimento das pessoas que precisam dos serviços, dos conhecimentos e das oportunidades que foram ofertadas”, salienta.
O vice-presidente da FIESC para o centro-norte, Gilberto Seleme, ressaltou a importância do evento para a população local. “É uma grande felicidade ver esta ação acontecendo em Lebon Régis. É possível ver no olhar da comunidade uma alegria e um envolvimento muito grande. Pessoas de todas as idades prestigiaram. Foi uma ação entre FIESC, SESI e parceiros que deu certo”, disse.
O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, enfatizou os serviços oferecidos. “Este foi um grande mutirão de solidariedade e cidadania. A população teve acesso a informações sobre higiene pessoal, orientações sobre planejamento financeiro familiar, entre outros. Além disso, as pessoas tiveram conhecimento dos cursos de qualificação do SENAI, como confeitaria e assentador cerâmico, por exemplo”, lembrou.
Beneficiados
Os atendimentos começaram às 9 horas, mas antes disso muitas pessoas já estavam no local aguardando. Entre elas estava a agricultora aposentada Ema Vidal, de 75 anos. Um dos primeiros serviços que procurou foi o de aferição da pressão arterial. “Vim aproveitar os atendimentos. É muito bom termos acesso a serviços diferenciados”, falou. A dona de casa Elizana Guedes, de 32 anos, está desempregada e aproveitou o evento para cortar o cabelo dos dois filhos, além de fazer fotos para identidade. “Quase não temos dinheiro, então, quando surgem oportunidades como estas, devemos aproveitar”, comentou.
O técnico agrícola Ronaldo Ribeiro Preto, de 36 anos, elogiou a iniciativa. “É muito bom ter um evento como este na cidade. Precisamos de mais iniciativas assim, nossa população merece”, afirmou. A dona de casa Roseli Pereira da Silva, de 53 anos, veio na ação para aproveitar todos os atendimentos. “Aprendemos muitas coisas com as informações colocadas a nossa disposição”, analisou.
A população ainda pode fazer testes de glicemia, avaliação odontológica, receber orientação sobre alimentação saudável, entre outros serviços. O SESI colocou à disposição unidades móveis para atendimento médico e odontológico. Para as crianças estiveram disponíveis cama elástica, pintura facial e diversas atividades recreativas.
Imprensa Uniarp