publicações / Notícias do Arquivo

16.09.2016

Cenários econômicos e políticos em discussão na quarta noite do SEAD



img_7360-large

O SEAD 2016 teve sequência nesta quinta-feira (15) no Teatro da UNIARP com palestra da palestra da jornalista Estela Benetti da RBS e com o consultor Carlos Melo, do Insper, com o tema: Economia; Cenários Econômicos; Futuro e Tendências. A atração cultura ficou por conta da Orquestra de Viola Caipira Raízes do Contestado, de Caçador.

A abertura do evento contou com pronunciamento do industrial Gilberto Seleme, vice-presidente Regional da FIESC. Ele enalteceu a grandeza do evento, reforçando a divulgação da UNIARP e da cidade de Caçador a nível nacional e internacional.

A jornalsita Estela Benetti, uma das catarinense que conduziu a tocha olímpica, apresentou dados sobre a economia de Santa Catarina, que segundo ela, é um Estado com jeito de País. “Santa Catarina tem a melhor distribuição fundiária, é líder em indicadores sociais como maior longevidade e tem melhor distribuição de renda, com uma população de 6.910.553 habitantes e R$ 1.368,00 per capita (2015), além de ter mais de 50 etnias”, relatou.

Ela destacou ainda que SC é a sexta maior economia do Brasil, alcançando em 2013 o PIB de R$214,2 bilhões. “SC tem a mais diversificada indústria do Brasil e o maior peso do setor no PIB. O Estado sente o impacto da crise nacional, especialmente as indústrias com foco no mercado interno, mas começa a dar sinais de crescimento. O principal setor que deve puxar o crescimento nesta retomada será a indústria”, informa.

A Jornalista reforçou que o comércio é o setor que está sentindo mais os impactos da crise. “No primeiro semestre deste ano o varejo de SC fechou com queda de 8,7% no volume de vendas, o pior resultado desde 2001”.

Na segunda palestra da noite, o cientista político Carlos Melo, do Insper atualizou os presentes com a conjuntura econômica e política do país. A crise política impede a solução da crise econômica, avaliou o cientista político. Ele lembrou que nos anos de 1980 e inicio da década seguinte, o Brasil não sabia o que fazer para solucionar os problemas da economia. “Foi uma série de tentativas e erro, até acertar com o Plano Real”, disse. “Hoje sabemos o que fazer, o problema é quem viabiliza isso é a política e a política está em colapso”, afirmou.

O evento encerra nesta sexta-feira (16) com palestra da senadora Ana Amélia Lemos e apresentação cultural da Orquestra Àgape de Caçador.

 

O evento

O SEAD 2016 é uma realização conjunta da UNIARP com várias instituições representativas de Caçador como: Associação Empresarial de Caçador (ACIC), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Associação das Micro e Pequenas Empresas do Alto Vale do Rio do Peixe (AMPE), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) e Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais (BPW).

img_7342-large img_7427-large img_7384-large img_7337-large img_7251-large img_7147-large img_7287-large img_7316-large

ESCRITO POR:

Imprensa Uniarp