publicações / Notícias do Arquivo
Curso de Enfermagem ALERTA: 29 de Agosto - “Dia Nacional Sem Tabaco”
Nesta segunda feira, 29 de agosto, é celebrado o Dia Nacional Sem Tabaco. Um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil e do mundo. Com adeptos que vão de adolescentes a idosos, o consumo de cigarros e derivados afetam o organismo, sendo os impactos agravados com o passar dos anos e a idade do fumante. Pesquisa publicada nos Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz no início deste ano indica que a prevalência do hábito de fumar entre idosos é de 12,2%, número que aumenta com o envelhecimento da população. O bom senso afirma que o fumo e o fumo passivo causam severos prejuízos à nossa saúde. A fumaça do cigarro prejudica, também, as pessoas que estão por perto do fumante, “os fumantes passivos”, aqueles que aspiram o ar poluído pelo cigarro.
Cigarro não combina com:
Beleza – ele tira a elasticidade da pele, o que causa envelhecimento precoce.
O efeito oxidante do cigarro também acelera a destruição das fibras de colágeno, proteína fundamental para a beleza e saúde da pele.
Nesse mundo voltado para a beleza, a primeira vítima do tabagismo é a aparência do fumante.
Cigarro também é prejudicial para a saúde dos cabelos, os fios são diretamente afetados em sua composição, além do mau cheiro deixado pela fumaça.
Os lábios e a boca são afetados, “a boca de código de barras” é mais acentuada no fumante e os dentes ficam amarelos. A nicotina afeta também os tecidos que sustentam e protegem os dentes e causa mau hálito.
Pele e unhas dos fumantes são tingidos de amarelo.
Tabaco zero – beleza 100%
Cigarro não combina com animais de estimação:
Fumo passivo faz tanto mal à saúde dos animais domésticos quanto aos seres humanos
A fumaça de segunda mão, ou fumo passivo, afeta não só as pessoas ao redor, mas também animais de estimação.
As raças mais prejudicadas pelo fumo passivo são as de pequeno porte. É que esses animais tendem a ser mais caseiros e, portanto, ficam mais próximos do dono — e da fumaça do dono. Não é justo com o pobre animal.
Sintomas como mal-estar, dor de cabeça e tosse, além de problemas respiratórios não são características exclusivas de fumantes passivos humanos.
Especialistas em oncologia animal já descobriram que os pets sofrem das mesmas doenças recorrentes do fumo passivo, com a diferença, que em cães e gatos, o câncer no pulmão é mortal em 100% dos casos.
Cães e gatos também são fumantes passivos e correm riscos humanos
NÃO DEIXE SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DEPENDENTE DE NICOTINA, ELE NÃO É CAPAZ DE FAZER ESCOLHAS E NEM DE ENTENDER O PORQUE DAS SENSAÇÕES RUINS QUE ESTÁ SENTINDO QUANDO EM ABSTINÊNCIA.
CIGARRO NÃO COMBINA COM BOA EDUCAÇÃO:
ele é um péssimo exemplo para crianças e adolescentes que veem nos adultos modelos de comportamento.
cigarro não combina com limpeza – ele polui o meio ambiente como um todo. Um grande percentual do lixo do planeta é proveniente de restos de cigarro, filtros e carteiras jogados em geral, displicentemente por fumantes.
cigarro não combina com a moda: – “SEM TABACO, 100% FASHION”
que privilegia pessoas saudáveis, bonitas, elegantes. Cigarro não é fashion!
CIGARRO NÃO COMBINA COM SAÚDE:
Ele pode antecipar em até 10 anos o mal de alzheimer. É a principal causa de enfisema pulmonar. Cerca de 30% dos casos de câncer podem ser evitados por quem não fuma. A circulação periférica é diretamente afetada nos fumantes o que aumenta o risco de trombose e doenças cardíacas.
- Durante a gestação, o cigarro materno aumenta o risco de aborto. Infertilidade: a liberação de substâncias tóxicas pelo cigarro no organismo prejudicam a produção de óvulos e espermatozoides e reduz o fluxo de sangue para o pênis, o que pode causar impotência.
- Aproximadamente 25% dos casos de infarto devem-se exclusivamente ao cigarro.
- Existe uma doença, exclusiva de fumantes, chamada tromboangeíte obliterante, que obstrui as artérias das extremidades e provoca necrose dos tecidos. O doente perde os dedos do pé, a perna, o pé, uma coxa, enfim, a necrose do tecido pode levar à amputação de membros.
- Fumantes acusam uma incidência 40% maior de catarata.
- Enfisema Pulmonar, Bronquite Crônica.
- Osteoporose
- Acidente Vascular Cerebral (Derrame).
- O tabagismo facilita o aparecimento de úlceras e gastrites
- ambientes 100% livres de cigarro – você pode ajudar
ambientes públicos 100% livres de cigarro – um direito e um dever de todos!
Imprensa Uniarp