publicações / Notícias do Arquivo
Tese de doutorado de professor da UNIARP tem repercussão nacional
Pesquisa resultou no desenvolvimento de uma nova técnica que usa crioterapia para erradicação de vírus em macieira
A tese de doutorado professor do curso de Agronomia da UNIARP, MSc. Jean Carlos Bettoni, resultou no desenvolvimento de uma nova técnica que usa crioterapia para erradicação de vírus em macieira. Consiste no tratamento de plantas em nitrogênio líquido para eliminar células infectadas e regeneração de plantas livres de vírus. Esse é o primeiro relato no Brasil da aplicação da técnica de crioterapia para eliminação de vírus em macieiras.
Jean Carlos desenvolve seu doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV –Udesc). Seu trabalho de doutorado foi divulgado dia 15 de maio no programa Fala Brasil e SC no Ar, da Rede Record. O trabalho é fruto de uma parceria entre o CAV-Udesc e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Os resultados parciais encontrados até o presente são animadores. Materiais de macieira que passaram pela crioterapia estão sendo regenerados com uma alta taxa de erradicação das principais viroses da macieira. “Além do menor custo da técnica da crioterapia em relação aos métodos tradicionais de erradicação de viroses, existe uma alta taxa de regeneração de plantas livres de viroses, isso representa a geração de material vegetal em quantidade e qualidade, fortalecendo a cadeia produtiva da maçã”, destaca o professor Jean Carlos Bettoni.
O Pesquisador ressalta a importância de um material vegetal sadio. “Dentre os fatores determinantes para o sucesso em cultivos agrícolas, especialmente em espécies propagadas vegetativamente como a macieira, está a qualidade do material propagativo. Os vírus apresentam um grande impacto negativo, plantas contaminadas apresentam redução de vigor, diminuição da produtividade e qualidade dos frutos e principalmente uma menor vida útil no pomar”, comenta.
Imprensa Uniarp