Apresentação
O PPGEB objetiva a formação de profissionais e pesquisadores altamente qualificados e comprometidos com a pesquisa com intervenção, a produção, a disseminação e o avanço do conhecimento científico e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam a demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável.
Área de concentração
Educação Básica
Nome do Curso
Doutorado Profissional em Educação Básica
Missão
A missão do Curso do Doutorado Profissional em Educação Básica do PPGEB é a promover a formação de profissionais comprometidos com a pesquisa com intervenção e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam a demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável.
Visão:
A visão do Curso do Doutorado Profissional em Educação Básica do PPGEB é ser reconhecido pela formação de profissionais comprometidos com o atendimento de demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável.
Público alvo:
Gestores, docentes e profissionais técnicos da Educação Básica e interessados portadores de diploma de ensino superior, outorgados por Instituições de Ensino Superior, oficialmente reconhecidas.
Objetivos
Objetivo Geral
Formar profissionais e pesquisadores altamente qualificados e comprometidos com a pesquisa com intervenção, a produção, a disseminação e o avanço do conhecimento científico e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam a demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável.
Objetivos específicos:
- Promover ações que valorizem a pesquisa com intervenção e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam a demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável;
- Formar gestores e docentes pesquisadores que investiguem e transformem as próprias ações e as instituições de ensino, visando sua profissionalização e à melhoria das práticas pedagógicas na Educação Básica;
- Formar gestores e docentes pesquisadores, com competência para análise das relações entre políticas públicas e gestão da educação e entre cultura, ensino, saúde e formação docente;
- Priorizar iniciativas educacionais transdisciplinares e ecoformadoras, vinculando-as a pesquisas com finalidade didática, científica e tecnológica, visando ao acesso, à produção e à difusão de conhecimentos e de iniciativas
de gestão e práticas pedagógicas inovadoras; - Estimular relações acadêmicas e científicas com programas congêneres, oferecidos por instituições brasileiras e estrangeiras, para o fortalecimento da articulação entre educação escolarizada, desenvolvimento e formação humana.
Regulamentação
Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 2149/2016 – Pub DOU de 26/12/2023.