Acadêmicos compartilharam informações sobre Retinoblastoma na campanha "De Olho nos Olhinhos” » Uniarp

18.09.23

Acadêmicos compartilharam informações sobre Retinoblastoma na campanha “De Olho nos Olhinhos”

Dia 17 de setembro, a UNIARP participou da Campanha “De Olho nos Olhinhos”, no Parque Central José Rossi Adami. Os presidentes das Ligas de Pediatria, Oftalmologia e Oncologia da UNIARP, bem como seus ligantes, foram convidados pela Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO), em parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), para participar da Campanha.

O evento foi realizado sob supervisão da médica pediátrica e professora do curso de Medicina da UNIARP, Maria Aparecidade Habermann. Teve como objetivo disseminar informações essenciais sobre o Retinoblastoma, um tumor ocular que afeta principalmente crianças de 0 a 5 anos de idade.

Acadêmicos das Ligas de Pediatria, Oftalmologia e Oncologia tiveram a oportunidade de conversar com diversas famílias que frequentavam o Parque Central e compartilhar informações valiosas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

A campanha teve como propósito central não apenas fornecer informações à comunidade, mas também estimular o protagonismo dos estudantes de Medicina, preparando-os para a medicina do futuro.

O Retinoblastoma é um câncer ocular raro, porém, é o mais comum entre as crianças. A detecção precoce desempenha um papel crucial no tratamento e na preservação da visão e da vida das crianças afetadas. Por isso, a Campanha “De Olho nos Olhinhos” focou em conscientizar os pais e responsáveis sobre os principais sinais de alerta da doença, incentivando a busca por assistência médica o mais rápido possível.

Durante o evento, os acadêmicos distribuíram folders educativos que destacavam os principais sintomas da doença, como o reflexo branco nos olhos das crianças, estrabismo repentino e vermelhidão persistente nos olhos. Os materiais também abordaram a importância de exames oftalmológicos regulares e a necessidade de observar qualquer mudança na visão das crianças.

Ao término dos trabalhos, os acadêmicos da UNIARP sentiram-se gratificados pela oportunidade de disseminação do conhecimento. A Campanha “De Olho nos Olhinhos” reforça a importância do trabalho em equipe na luta contra doenças graves e a necessidade de um diagnóstico precoce para salvar vidas e preservar a visão das crianças.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

News

Leia mais notícias relacionadas

Visita no CAPSII

Dia 13 de novembro, as professoras Ana Claudia Lawless e Madaline Ficagna Roveda, do curso de Psicologia

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guide to the city

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Academic Calendar

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.