Professor da UNIARP integra equipe que atuará na base de pesquisas do Brasil na Antártica » Uniarp

08.12.23

Professor da UNIARP integra equipe que atuará na base de pesquisas do Brasil na Antártica

O professor pós Dr. Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, que atua nos programas de Mestrado e Doutorado da UNIARP integra uma equipe de 34 pesquisadores que fazem parte do projeto PolarMenteTech, que será desenvolvido na Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), base de pesquisas do Brasil no continente gelado.

O projeto PolarMenteTech é uma iniciativa privada-pública que se caracteriza como uma proposta de ciência, tecnologia e inovação realizada em contextos polares de difícil acesso com o objetivo de melhorar as condições de vida e trabalho do fator humano envolvido nas atividades propostas. Este projeto vem sendo realizado desde 2014.

O professor Ricelli é o único profissional de Educação Física que integra o quadro de pesquisadores. A primeira reunião do projeto foi realizada dia 30 de novembro com os pesquisadores e com o secretário de Segurança Nacional Dr. Guilherme Lopes da Cunha, com o objetivo de alinhamento do projeto e demais deliberações.

O professor Ricelli realizará avaliações na área da Fisiologia do Exercício Clínico contribuindo para o desenvolvimento da ciência no ambiente Isolado, Confinado e Extremo (ICE). “É uma honra como pesquisador da UNIARP participar de um projeto que envolve o Brasil, Polônia, Portugal, Coréia do Sul, Austrália e Argentina”, destaca o professor.

Saiba mais: Estação Antártica Comandante Ferraz

O Brasil faz parte de um seleto grupo de 29 países que têm estações científicas na Antártica. Essa presença é muito importante porque, de acordo com o Tratado Antártico, só quem desenvolve pesquisas na região poderá definir o futuro do continente gelado.

A Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) está localizada na Península Keller, na Baía do Almirantado, na Ilha Rei George, arquipélago das Shetland do Sul, na posição de latitude 62° 05’S e longitude 058° 24’W.

A temperatura absoluta, no verão, varia normalmente de -5°C a +4°C, podendo atingir -30°C no inverno. O vento, entretanto, faz a sensação térmica alcançar valores bem mais baixos. É comum os ventos ultrapassarem os 100 km/h.

Fonte: https://www.marinha.mil.br/secirm/pt-br/proantar/eacf

Foto: Samy Liberman

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

News

Leia mais notícias relacionadas

Reunião técnica

Acadêmicos da 7ª fase do curso de Ciências Contábeis da UNIARP participaram de uma reunião técnica sobre

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guide to the city

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Academic Calendar

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.