Mestrado - Desenvolvimento e Sociedade - Uniarp
Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade

A UNIARP oferece o PPGDS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade para quem deseja seguir carreira no mestrado.

    Dúvidas?

    Contato

    (49) 3561-6288
    mestrado@uniarp.edu.br

    Atendimento Secretária

    Manhã: 8h00 às 12h00
    (seg. a sexta)

    Tarde: 13h00 às 17h00
    (seg. a sexta)

    AVISO

    O programa PPGDS abre vagas anualmente, fique atento para o próximo período e verifique as sessões “Processo Seletivo” e “Documentos” para se manter sempre atualizado!

    Apresentação

    O PPGDS objetiva a formação ética de profissionais com visão interdisciplinar e elevado nível acadêmico, comprometidos com o desenvolvimento regional sustentável e com a qualidade da vida humana individual e associada, para atuarem, tanto no desempenho de funções diretivas em organizações públicas e privadas, como também no ensino, extensão e pesquisa em instituições educacionais dos diversos níveis de formação.

    O PPGDS busca formar profissionais com perfil para o desenvolvimento de pesquisa científica, inovações tecnológicas e aplicação e viabilização de tecnologias e práticas que garantam, de maneira sustentável, o desenvolvimento da sociedade em que está inserido. Este profissional será estimulado e deverá ser capaz de desenvolver e potencializar suas habilidades e competências para contribuir no desenvolvimento econômico de macro e microrregiões com este perfil socioeconômico e produtivo. É importante mencionar que as ações do PPGDS são voltadas à formação e conscientização dos discentes, enquanto alunos do Programa, da sua importância como agentes de transformação social, destacando suas responsabilidades no desenvolvimento gradativo na sociedade, tanto regional como nacional Considerando a natureza interdisciplinar no estudo relacionado com o desenvolvimento regional, ao término do curso de mestrado, o egresso estará capacitado para atuar como extensionista, pesquisador e/ou docente com habilidade para identificar, refletir e propor soluções de problemas relacionados aos diferentes tipos organizacionais. Espera-se que após a titulação, o Mestre em Desenvolvimento e Sociedade possa ampliar suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho e progressão de carreira, e, com responsabilidade, ética e atitude interdisciplinar, atuando no desenvolvimento regional e na melhoria de vida das pessoas.

    Objetivos

    Ressaltam-se os objetivos específicos:

    – Formar docentes pesquisadores, tanto na educação básica, quanto no ensino superior, fundamentados na concepção interdisciplinar das ciências;

    – Preparar gestores para o exercício de funções diretivas e consultivas para atuar em instituições associativas (organizações da sociedade civil), públicas ou privadas, influenciadoras do processo de desenvolvimento catarinense;

    – Desenvolver competência empreendedora com visão interdisciplinar e comprometimento com a problemática do desenvolvimento socioeconômico da região;

    – Realizar estudos, pesquisas e propostas de ações voltadas para o desenvolvimento social e econômico, em geral e, da região do Vale do Rio do Peixe, em particular;

    – Identificar, analisar e buscar solucionar os problemas decorrentes do desenvolvimento;

    – Formar e liderar grupos e/ou equipes de trabalho para elaborar e implementar programas e projetos de desenvolvimento de natureza associativa.

    Público-alvo: portadores de diploma de ensino superior, outorgados por Instituições de Ensino Superior, oficialmente reconhecidas.

    Estrutura Curricular

    O PPGDS conta com 3 linhas de pesquisas:

    Linha de Pesquisa 1 – Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade

    Esta linha de pesquisa analisa o desenvolvimento regional catarinense na perspectiva do desenvolvimento organizacional sustentável. Na perspectiva organizacional, preocupa-se com os diferentes modelos organizacionais que contemplem as questões de desenvolvimento sustentável, envolvendo os setores públicos, privados e terceiro setor. Compreende estudos sobre desempenho e dinâmica organizacional, responsabilidade socioambiental, inovação, gestão de negócios e cadeias produtivas.

    À luz do enfoque interdisciplinar, a dinâmica organizacional sustentável se constitui em alternativa de viabilização de grupos com fins e objetivos comuns, para superar ou transformar a participação individual em estruturas coletivas formais. Considerando a crescente mudança de práticas e capacidades organizacionais sustentáveis, a construção de alternativas que fortaleçam esta dinâmica organizacional promove o desenvolvimento regional, estadual e nacional. Assim, esta linha de pesquisa focaliza no papel e na influência dos modelos organizacionais sustentáveis no desenvolvimento sócio-político-econômico-cultural regional catarinense.

    Fatores como estrutura, organização, ambiente e mercado, desempenho e representatividade em instituições, direcionam estudos e pesquisas visando estimular os processos produtivos na região do Alto Vale do Rio do Peixe. A questão organizacional sustentável, envolvendo os diferentes modelos institucionais será o foco predominante de estudos para consolidar o conhecimento que promovam o processo de desenvolvimento no contexto regional de Santa Catarina.

    A abordagem dos temas teóricos se concentra nos estudos conceituais necessários à compreensão dos problemas sócio familiares e ocupacionais, ambientais, crescimento, produtividade e competitividade que as organizações enfrentam no desenvolvimento local, regional ou nacional.

    *Projetos de pesquisas vinculados à linha 1: 1) Avaliação, desempenho e impactos socioeconômicos da educação superior; 2) Desenvolvimento Regional Sustentável; 3) Desenvolvimento Social, Inovação e Gestão Empresarial e Suas Interfaces com Estratégia e Mercado; 4) Gestão, Agronegócios e Desenvolvimento.

    Linha de Pesquisa 2 – Qualidade de Vida e Desenvolvimento

    Esta linha de pesquisa visa analisar a relação existente entre os aspectos essenciais à sociedade e como eles estão associados ao seu desenvolvimento, especialmente a saúde e educação. De fato, as pesquisas desenvolvidas nesta linha buscam repensar e criar fundamentos que dialoguem com as bases estruturalista e de economia para que se crie uma estratégia coletiva de desenvolvimento. A abordagem da linha de pesquisa remete para a interdependência da saúde com aspectos econômicos e políticos geradores de desenvolvimento, lembrando que a interdisciplinaridade e as várias vertentes de pensamento são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e responsável.

    A compreensão de que as condições de saúde e qualidade de vida dependem de aspectos mais globais e vice-versa, também é tema das pesquisas desenvolvidas dentro da linha de pesquisa. Ao repensar a saúde do trabalhador, idosos, estudantes e outros grupos sociais se verifica como diferentes fatores podem estar associados à condição de saúde e doença e como diferentes atores econômicos, sociais e políticos podem estar conexos a estas condições. Já a qualidade de vida é decorrente de uma construção subjetiva e multidimensional, influenciada por diversos fatores e tem sido apontada como uma categoria analítica central para promover abordagens integradoras e interdisciplinares.

    A qualidade de vida é adotada como sinônimo de saúde, condições de vida e de trabalho, bem-estar físico e emocional, entretanto, diversas áreas do conhecimento abordam de forma diferente este construto. Portanto, é necessário a ampliação dos espectros de análise e de estudos para compreender as múltiplas conexões relacionadas as dimensões da qualidade de vida.

    *Projetos de pesquisas vinculados à linha 2: 1) Avaliação da saúde em população de vulnerabilidade frente ao exercício físico e ao tratamento de doenças com o auxílio de plantas medicinais; 2) Avaliação de saúde em situações de vulnerabilidade e em expostos ocupacional mente a poluentes; 3) Determinantes sociais em saúde e qualidade de vida na população do meio oeste catarinense; 4) Ensino superior, desenvolvimento e bem-estar social.

    Linha de Pesquisa 3 – Sociedade, Cidadania e Segurança A noção de desenvolvimento nesta linha de pesquisa é analisada à luz dos conceitos de cidadania e segurança. Compreende-se a cidadania como conceito que expressa a pertença do indivíduo à sociedade, sendo esta a expressão da organização humana que dá origem ao Estado. O Estado deve garantir ao indivíduo as possibilidades de exercício pleno de sua cidadania, na medida em que lhe assegura os direitos fundamentais previsto sumariamente na declaração universal dos direitos humanos sob o aspecto individual e coletivo. Nesta perspectiva, a segurança é compreendida como um constructo de atividades orientadas à cultura de paz e proteção do cidadão, as quais, são objeto de investigação nesta linha de pesquisa sob múltiplas perspectivas, especialmente a da sustentabilidade. A natureza complexa da problemática exige abordagem interdisciplinar, destacando-se abordagens e interfaces a partir dos campos do Direito, da Filosofia, da Sociologia, da Educação e da Administração. Nesse sentido, diferentes Órgãos, Instituições e Empresas constituem-se em campo fértil de investigação, na medida em que são responsáveis por oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver em harmonia, trabalhar, produzir e se divertir, livres de riscos a que possam estar expostos. Norteiam essa linha de pesquisa os princípios de Dignidade da Pessoa Humana, da Aproximação e Participação Comunitária, da Legalidade, da Moralidade, da Preparação Profissional, do Pluralismo Organizacional, da Separação de Poderes, do Uso Progressivo da Força, da Transparência, da Responsabilidade, do Emprego da Inteligência à Prevenção do Risco e da Paz Social.
    *Projetos de pesquisas vinculados a linha 3: 1) A contribuição do associativismo para a sustentabilidade ambiental, econômica e social: análise da experiência brasileira e estrangeira; 2) Segurança, Conhecimento, Sustentabilidade e Formação Cidadã para o Século XXI; 3) Ética e Cidadania na sociedade em mudança; 4) Direitos Humanos, Democracia e Sustentabilidade.

    Linha de Pesquisa 3 – Sociedade, Cidadania e Segurança

    A noção de desenvolvimento nesta linha de pesquisa é analisada à luz dos conceitos de cidadania e segurança. Compreende-se a cidadania como conceito que expressa a pertença do indivíduo à sociedade, sendo esta a expressão da organização humana que dá origem ao Estado. O Estado deve garantir ao indivíduo as possibilidades de exercício pleno de sua cidadania, na medida em que lhe assegura os direitos fundamentais previsto sumariamente na declaração universal dos direitos humanos sob o aspecto individual e coletivo. Nesta perspectiva, a segurança é compreendida como um constructo de atividades orientadas à cultura de paz e proteção do cidadão, as quais, são objeto de investigação nesta linha de pesquisa sob múltiplas perspectivas, especialmente a da sustentabilidade. A natureza complexa da problemática exige abordagem interdisciplinar, destacando-se abordagens e interfaces a partir dos campos do Direito, da Filosofia, da Sociologia, da Educação e da Administração. Nesse sentido, diferentes Órgãos, Instituições e Empresas constituem-se em campo fértil de investigação, na medida em que são responsáveis por oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver em harmonia, trabalhar, produzir e se divertir, livres de riscos a que possam estar expostos. Norteiam essa linha de pesquisa os princípios de Dignidade da Pessoa Humana, da Aproximação e Participação Comunitária, da Legalidade, da Moralidade, da Preparação Profissional, do Pluralismo Organizacional, da Separação de Poderes, do Uso Progressivo da Força, da Transparência, da Responsabilidade, do Emprego da Inteligência à Prevenção do Risco e da Paz Social.

    *Projetos de pesquisas vinculados a linha 3: 1) A contribuição do associativismo para a sustentabilidade ambiental, econômica e social: análise da experiência brasileira e estrangeira; 2) Segurança, Conhecimento, Sustentabilidade e Formação Cidadã para o Século XXI; 3) Ética e Cidadania na sociedade em mudança; 4) Direitos Humanos, Democracia e Sustentabilidade.

    Processo Seletivo

    Confira aqui os editais referentes aos processos seletivos para ingresso no programa:

    Confira todos os editais e documentos do curso aqui:​

    Documentos

    Confira aqui a listagem de documentos e editais referentes ao programa:

    Confira todos os editais e documentos do curso aqui:​

    Grupos de pesquisa

    GIES – Grupo Interdisciplinar de Estudos em Saúde

    O GIES tem como objetivo desenvolver pesquisas relacionado a saúde e a qualidade de vida da população, buscando informações sobre os principais determinantes à saúde e investigando em grupos distintos, como idosos, diabéticos, professores, profissionais da saúde pública, quais seriam estes fatores que determinam a saúde e a qualidade de vida desses grupos. Além disso, investiga e analisa políticas públicas que promovam a saúde e melhorem a qualidade de vida, principalmente da região do meio oeste de SC.

    Coordenador: Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha
    Contato: ricelliendrigo@yahoo.com.br


    GPECS – Ética, Cidadania e Sustentabilidade

    A socialização tem influência decisiva na vida das pessoas, pois ela contribui para a sedimentação de comportamentos em forma de hábitos, predispondo-as a agirem duradouramente de determinado modo. Nesse sentido, não há como optar entre educar ou não em valores, o que se pode é refletir sobre quais valores se pretende fomentar. Como há implicações éticas relacionadas à validade dos valores que se almeja, a reflexão sobre a temática não pode ser adiada. Parte-se do pressuposto, de que o não-fomento de um hábito é a consolidação do seu oposto. Tendo a compreensão de que o ser humano é um ser essencialmente social e a cidadania ser o conceito que expressa a pertença da pessoa à vida humana associada, o objetivo do grupo de pesquisa consiste no desenvolvimento de análises de cunho sociológico e filosófico a respeito dos valores na sociedade contemporânea, em especial a sustentabilidade, com vistas ao fomento da cidadania.

    Líder: Joel Haroldo Baade
    BLOG: gpecsuniarp.blogspot.com.br/
    Contato: baadejoel@gmail.com


    GECID – Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento

    As atividades do grupo contribui para desenvolver estudos estratégicos interdisciplinares no âmbito urbano e rural. Promove o uso da informação e da gestão do conhecimento para o desenvolvimento das organizações. Compreende pesquisas que buscam fomentar estudos interdisciplinares sobre o empreendedorismo e inovação para o desenvolvimento das pessoas e das organizações.

    Desenvolvimento Social, Inovação e Gestão

    O Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Social, Inovação e Gestão se destina a promover pesquisas básicas e aplicadas sobre o desenvolvimento social, a inovação e a gestão em suas amplas interfaces. Busca levantar os principais problemas e propor soluções para o desenvolvimento regional e das organizações. O foco dos estudos envolverá os setores de produção de transformação, principalmente de energia, infraestrutura e agronegócio. Envolverá também a promoção de desenvolvimento por meio da Educação Básica e Superior.

    Líderes: Dr.ª Ivanete Schneider Hahn / Dr.ª Rosana Claudio Silva Ogoshi
    Contato: ivanete@uniarp.edu.br / rosana.ogoshi@uniarp.edu.br

    Corpo Docente

    Docente Permanente
    Doutorado
    Linha de Pesquisa/Temas de pesquisa no PPGDS
    Dr. Adelcio Machado dos Santos
    Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC
    Sociedade, Cidadania e Segurança/Temas: Segurança, Conhecimento, Sustentabilidade e Formação Cidadã
    Dr. Anderson Antônio Mattos Martins
    Doutorado em Engenharia de Produção – UFSC
    Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade/ Temas: Educação, educação a distância, educação profissional, competências, empreendedorismo e avaliação da educação superior
    Dra. Claudriana Locatelli
    Farmácia -UFSC
    Qualidade de Vida e Desenvolvimento/ Temas: Saúde, ocupação e qualidade de vida; determinantes ambientais e sociais que interferem no estado saúde e doença
    Dra. Ivanete Schneider Hahn
    Administração – UFSM
    Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade/Temas: Estratégia em organizações, competitividade, negócios internacionais, empreendedorismo, marketing, marketing e sociedade e inovação.
    Dr. Joel Cezar Bonin
    Filosofia – Puc-PR
    Sociedade, Cidadania e Segurança/Temas: Educação, filosofia, sociologia, antropologia, sustentabilidade, ética, cidadania e política.
    Dr. Joel Haroldo Baade
    Teologia -Est
    Sociedade, Cidadania e Segurança/ Temas: Ética, Cidadania e Sustentabilidade .
    Dr. Levi Hülse
    Ciencia Jurídica – UNIVALI
    Sociedade, Cidadania e Segurança/ Temas: Direito Empresarial, Direito Constitucional, Direito Civil, Associativismo, Terceiro Setor e Sustentabilidade
    Dr. Lincon Bordignon Somensi
    Ciências Farmacêuticas – UNIVALI
    Qualidade de Vida e Desenvolvimento/Temas: Uso popular de plantas medicinais como fonte de sustentabilidade de uma sociedade, Úlcera gástrica, Qualidade de vida com exercício físico e Stress oxidativo.
    Dr. Mauricio Andrade de Lima
    Engenharia de Produção – UFSC
    Qualidade de Vida e Desenvolvimento/ Temas: Desenvolvimento sócio econômico; Universidade e sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável e Qualidade de Vida; Educação e bem-estar social;
    Dr. Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha
    Ciências Biomédicas – UFC
    Qualidade de Vida e Desenvolvimento/Temas: Fisiologia do exercício aplicado à saúde e ao desempenho físico, epidemiologia com ênfase nos fatores determinantes a saúde e qualidade de vida no trabalho.
    Dr. Rosana Claudio Silva Ogoshi
    Zootecnia – UFLA
    Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade/temas interesse: Agricultura familiar, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional.
    ava-p-ogoshi

    Coordenação

    Coordenador(a): 

    Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi

    Email: rosana.ogoshi@uniarp.edu.br

    “Ficou com alguma dúvida? Converse com a gente!”

    Guia de Cursos

    Descubra qual é a graduação perfeita para o seu futuro!

    Portal EAD

    Conheça nossas 11 opções de cursos de graduação à distância.

    Serviço de Apoio ao Estudante

    Aqui você encontra orientação, informação e atendimento ao acadêmico.

    Uniarp For Change

    Foco na formação de estudantes e profissionais para a comunidade.

    Catálogo de Moradias

    Encontre um lugar aconchegante e dentro do seu orçamento para morar!

    Biblioteca

    A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

    Guia da Cidade

    Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

    Tour 360

    Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

    Cartilha Conviva com a Diferença

    Um guia para uma convivência respeitosa com a diversidade.

    Aguarde, em breve!

    PROJETOS FAP 001 2020

    PROJETOS FAP 002 2020

    PROJETOS FAP 004 2020

    PROJETOS FAP 005 2020