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Mestrado Teste

A UNIARP oferece o PPGEB – Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica para quem deseja seguir carreira no mestrado.

Dúvidas?

Contato

(49) 3561-6288
mestrado@uniarp.edu.br

Atendimento

Tarde: 13h00 às 18h00
(seg. a sexta)

Noite: 19h00 às 22h00
(seg. a sexta)

AVISO

O programa PPGEB abre vagas a cada 2º semestre letivo, fique atento para o próximo período e verifique as sessões “Processo Seletivo” e “Documentos” para se manter sempre atualizado!

Apresentação

O Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB/UNIARP) destina-se a docentes, gestores e demais interessados em investigar e transformar as instituições de ensino e a própria atuação. Ao priorizar a pesquisa com intervenção, estimula a criação de produtos educacionais que contribuam para a gestão e docência e se comprometam com possibilidades criativas e inovadoras para os processos de ensino e aprendizagem vinculados à Educação Básica.

As atividades no PPGEB/UNIARP tiveram início no ano de 2016. Com a implementação do programa stricto sensu de natureza profissional, pretendeu-se potencializar a pesquisa e a capacidade pedagógica e didática de gestores e docentes da Educação Básica, para fomentar a compreensão dos problemas que afetam as escolas em sua multidimensionalidade e propor soluções para estes.

Área de concentração
Educação

Nome do Curso
Educação Básica

Missão
Promover a formação de profissionais comprometidos com a pesquisa com intervenção e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizada e sustentável.

Objetivos

  • Promover a formação de gestores e docentes que investiguem e transformem as próprias ações e as instituições de ensino, visando o seu aperfeiçoamento e a melhoria das práticas pedagógicas na Educação Básica’.
  • Estimular a formação de gestores e docentes comprometidos com o processo de transformação social, por meio da articulação entre o saber acadêmico, a pesquisa e a prática educativa.
  • Formar gestores e docentes pesquisadores, com competência para análise das relações entre políticas públicas e gestão da educação e entre cultura, ensino, saúde e formação docente.
  • Promover atividades de pesquisa com finalidade didática, científica e tecnológica, visando o acesso, a produção e a difusão de conhecimentos e de práticas pedagógicas inovadoras.
  • Estimular a pesquisa com intervenção na Educação Básica, para identificação, valorização, ressignificação e difusão de iniciativas de gestão e de ensino transdisciplinares e ecoformadoras.
  • Estimular relações acadêmicas e científicas com programas congêneres, oferecidos por instituições brasileiras e estrangeiras, para o fortalecimento da articulação entre educação escolarizada, desenvolvimento e formação humana.

 

Regulamentação
Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 1041/2016 – Pub DOU de 12/09/2016.

Formação

Perfil do egresso

Formação de um profissional reflexivo, criativo e proativo, capaz de identificar problemas relacionados às dinâmicas que são próprias das organizações escolares, para propor, implantar e avaliar alternativas para a sua superação, tendo como horizonte o seu aperfeiçoamento e a melhoria das atividades de gestão e docência da Educação Básica.

Para tanto, o desenho curricular (Matriz Curricular Transdisciplinar) foi projetado para favorecer a articulação entre as disciplinas e das disciplinas em relação à realidade. Esse formato tem como foco a missão do PPGEB/UNIARP, especialmente pela sua ênfase na formação de profissionais comprometidos com a pesquisa com intervenção e o desenvolvimento de produtos educacionais de forma inovadora, humanizada e sustentável.

Da mesma forma, atende os objetivos do PPGEB/UNIARP, colaborando para o desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis para que mestrandos possam investigar e transformar sua própria atuação, bem como para que contribuam nas transformações das práticas de gestão e docência das instituições de Educação Básica. Por isso, vinculam-se ao desenvolvimento das disciplinas a Atividade Prática dos Grupos de Pesquisa – APGP e eventos realizados sistematicamente.

Matriz curricular

– Disciplinas obrigatórios básicas

  • Teorias da Educação Contemporânea
  • Políticas Públicas e Sistemas Educacionais
  • Epistemologia e Metodologia do Trabalho Científico
  • Seminário de Pesquisa com Intervenção na Educação Básica

– Disciplinas obrigatórios por Linhas de Pesquisa

  • Teoria e Prática em Gestão Educacional: Linha de Pesquisa: Linha de Pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação.
  • Didática e Metodologia de Ensino na Educação Básica: Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente.

– Disciplinas optativa

  • Avaliação Institucional na Educação Básica:
  • Função social e política da Educação Básica:
  • Legislação na Educação Básica:
  • Formação docente, transdisciplinaridade e ecoformação na Educação Básica:
  • Planejamento e avaliação do ensino na Educação Básica:
  • Inclusão na Educação Básica:
  • Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida na Educação Básica:
  • Estratégias de Ensino e Tecnologias Digitais:
  • Psicologia Aplicada à Educação
  • A documentação administrativa na Educação Básica

– Seminários de Pesquisa

– Trabalho de Conclusão

– Proficiência em Língua Estrangeira

Processo Seletivo

Confira aqui os editais referentes aos processos seletivos para ingresso no programa:

Confira todos os editais e documentos do curso aqui:​

Linhas e Projetos de Pesquisa

Linhas de Pesquisa:

LP 1 – POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Esta linha tem a qualificação para a gestão na Educação Básica como principal foco. Analisa a relação entre Estado e sociedade civil nos contextos social, econômico e cultural. Estuda os processos de correlação de forças sociais que envolvem os interesses, conflitos e disputas voltados à garantia dos direitos básicos dos cidadãos, neste caso, o direito à educação. No que se refere à produção, implementação e avaliação de políticas educacionais, tematiza, primordialmente, os aspectos relacionados à gestão educacional. Também estuda as instâncias de organização, funcionamento, acompanhamento, avaliação e controle da instituição, com vistas à formação de mestres para a intervenção na realidade em que estão inseridos. Desenvolve pesquisas aplicadas e projetos de intervenção nas seguintes áreas: 

a) políticas, dinâmicas e estratégias de gestão educacional; 
b) avaliações dos sistemas e das redes educacionais; 
c) perspectivas de inovação – técnica e tecnológica – na área da educação; 
d) cultura organizacional em espaços educativos;
e) gestão econômico-financeira e sustentabilidade nas organizações educacionais.

LP 2 – CULTURA, ENSINO, SAÚDE E FORMAÇÃO DOCENTE

Tem na qualificação da formação docente (inicial e continuada) e na prática profissional seu objetivo de reflexão, análise e transformação. Para tanto, prioriza a cultura pedagógica, constituída pelo conjunto de crenças, habilidades, teorias, atitudes, normas, valores, ideologias, demandas e práticas presentes no contexto da escola, visando a sua compreensão e o delineamento de ações que gerem sua transformação. Nesse processo, identifica conhecimentos e iniciativas pertinentes aos processos pedagógicos, bem como formas pelas quais os saberes são gerados e transformados nos processos de ensino e de aprendizagem na esfera da Educação Básica. Vincula pesquisas que estimulam o protagonismo no desenvolvimento de produtos educacionais compatíveis com as demandas da Educação Básica, priorizando: 

a) o diagnóstico e análise crítica dos problemas da docência na Educação Básica e criação de alternativas voltadas para o atendimento das demandas identificadas; 
b) a elaboração de materiais didáticos para o incremento da qualidade da Educação Básica; 
c) a análise de temas transversais e a construção de produtos educacionais e projetos didáticos interdisciplinares, transdisciplinares e ecoformadores; 
d) o domínio e a utilização de tecnologias digitais para a melhoria da qualidade da Educação Básica;
e) a análise da saúde docente e sua relação com a formação e a atuação profissional.

PROJETOS DE PESQUISA

PROJETOS DE PESQUISA – LP 1 – POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

  • Políticas públicas e gestão da Educação Básica;
  • Gestão Democrática: Epistemologia e Prática;
  • Gestão Escolar: alternativas para formação de crianças e adolescentes;
  • Políticas Públicas, Educação, Legislação e Inovação;
  • Políticas Públicas e Educação Ambiental;
  • Legislação Educacional e transformações da Educação Básica.

 

PROJETOS DE PESQUISA – LP 2 – CULTURA, ENSINO, SAÚDE E FORMAÇÃO DOCENTE

  • Documentação dos processos de inclusão e produção do sujeito a/normal na Educação Infantil;
  • Os direitos da criança e seus modos de viver as infâncias;
  • Práticas pedagógicas criativas e inclusivas: estímulo ao ingresso, à permanência e à pertinência do ensino;
  • Influência do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na prática pedagógica e na qualidade de vida de docentes da Educação Básica;
  • Tecnologias e Inovação em Educação;
  • Planejamento e organização dos Espaços Ecoformadores de Escolas Criativas que se transformam ao transformar;
  • Saúde, bem-estar e qualidade de vida no ambiente laboral docente;
  • Educação em Saúde na Educação Básica;
  • Formação de professores de Educação Física e áreas afins.

 

Grupos e Redes de Pesquisa

GRUPOS DE PESQUISA DO PPGEB/UNIARP

Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade – GCET
Instituição: UNIARP/ CNPq
Coordenadora Marlene Zwierewicz
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/482957

Grupo de Pesquisa em Ética, Cidadania e Sustentabilidade – GPECS
Instituição: UNIARP/ CNPq
Coordenadores: Joel Haroldo Baade, Joel Cezar Bonin 
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/188877

Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Saúde – GIES
Instituição: UNIARP/CNPq
Coordenador: Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha (UNIARP)
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/84578

Grupo de pesquisa em Políticas Públicas, Educação, Legislação e Inovação (GPPELI)
Instituição: UNIARP/CNPq
Coordenador: Joel Cezar Bonin e Levi Hülse
Acesso:  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/840500159593050

PARTICIPAÇÃO DE DOCENTES DO PPGEB/UNIARP EM GRUPOS DE PESQUISAS EXTERNOS

Grupo de Pesquisa Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras
Instituição: UFT/CNPq
Coordenadores: Maria José de Pinho (UFT), João Henrique Suanno (UEG)
Colaboradoras: Marlene Zwierewicz (UNIARP), Vera Lúcia Simão (UNIARP)
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/39494

Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências Naturais e Matemática
Instituição: FURB/CNPq
Coordenadoras: Arleide Rosa da Silva, Daniela Tomio
Colaboradora: Vera Lúcia Simão (UNIARP)
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/31625

Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas – GPFORPE
Instituição: FURB/CNPq
Coordenadoras: Rita Buzzi Rausch, Daniela Tomio
Colaboradora: Vera Lúcia Simão (UNIARP)
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/20838

Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias – GEIN
Instituição: UFRGS/ CNPq
Coordenadoras: Fabiana de Amorim Marcello (UFRGS), Jane Felipe de Souza (UFRGS)
Colaboradora: Circe Mara Marques (UNOCHAPECO e UNIARP)
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/25581

Grupo de Pesquisa em Desigualdades Sociais, Diversidades Socioculturais e Práticas Educativas
Instituição: UNOCHAPECO/ CNPq
Coordenadoras: Tania Mara Zancanaro Pieczkowski (UNOCHAPECO), Circe Mara Marques (UNOCHAPECÓ e UNIARP)
Colaboradora: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/482957
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf

Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais
Instituição: UNIPLAC/CNPq
Coordenadores: Carlos Alberto Bertaiolli, Mariléia Aparecida Wolff Tubs
Colaboradora: Madalena Pereira da Silva (UNIPLAC e UNIARP)
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/215424

Grupo de Pesquisa em Sistemas, Tecnologias e Educação – EDUTECS
Instituição: UNIPLAC/CNPq
Coordenadoras: Madalena Pereira da Silva (UNIPLAC, UNIARP,), Sabrina Bet (UNIPLAC)
Colaboradora: Madalena Pereira da Silva (UNIPLAC e UNIARP)
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/19899

Grupo de Pesquisa em Governança, Constitucionalismo, Transnacionalidade e Sustentabilidade
Instituição: UNIVALI/CNPq
Coordenadores: Clovis Demarchi (UNIVALI), Márcio Ricardo Staffen (UNIVALI)
Colaborador: Levi Hulse (UNIARP)
Acesso: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/641046

Participação dos docentes do PPGEB/UNIARP em Rede de Pesquisa

Considerando que o PPGEB/UNIARP tem o compromisso com a formação de docentes, gestores e pesquisadores que investigam e transformam as instituições de ensino e a própria atuação, estimula o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão em parceria com a Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC.

A RIEC tem entre seus objetivos:  contribuir para a identificação, potencialização e criação de práticas educacionais criativas, transdisciplinares e ecoformadoras, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com o bem viver em âmbito pessoal, social e ambiental; potencializar uma cultura de metamorfose entre gestores para que promovam uma formação docente aberta e flexível em relação à sua função transformadora; contribuir para que escolas de Educação Básica se vinculem a uma comunidade de conhecimento, visando o intercâmbio de experiências, desafios e iniciativas; propiciar a pesquisa e a criação de instrumentos que possibilite a identificação de escolas que se destacam pelo seu potencial criativo e  transformador; potencializar a publicação em rede, valorizando escolas e profissionais que desenvolvem práticas criativas, transdisciplinares e ecoformadoras; organizar colaborativamente eventos para reflexões das demandas educacionais e difusão de práticas criativas, transdisciplinares e ecoformadoras;.

Coordenação: Dr. Saturnino de la Torre e Dra. Marlene Zwierewicz

Acesso:  https://www.escuelascreativas.es/

Egressos

Confira a lista de egressos em nosso Portal do Egresso.

Eventos

O PPGEB/UNIARP realiza anualmente seis eventos para interação de discentes e egressos com outros programas de pós-graduação, com cursos de graduação e profissionais da Educação Básica. Todos os eventos têm vínculo com as atividades realizadas no decorrer das disciplinas e dos seminários de pesquisa, caracterizando uma matriz curricular transdisciplinar:

– SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO BÁSICA

– SEMINÁRIO DE PRÁTICAS INOVADORAS EM GESTÃO E DOCÊNCIA

– SEMINÁRIO DE SOCIALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS DE MESTRADOS PROFISSIONAIS

– JORNADA DE COMPLEXIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

– SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENSINO E PESQUISA COM INTERVENÇÃO

– CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE (bianual)

Repositório de Dissertações

Acesse o nosso Acervo Digital para ter acesso as dissertações dos nossos alunos.

Integração com a Educação Básica

A interação do PPGEB/UNIARP com a Educação Básica ocorre por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Previstas no Planejamento Estratégico, as atividades ocorrem tanto UNIARP com nas próprias escolas de Educação Básica e são identificáveis nas seguintes metas:

  • Realizar anualmente atividades formativas na Educação Básica com o envolvimento de docentes e discentes e/ou egressos do PPGEB/UNIARP, entre elas:

– Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas

– Oficinas para elaboração de Projetos Criativos Ecoformadores (PCE)

– Palestras que atendam demandas específicas da Educação Básica

– Colaboração na elaboração/revisão de documentos das redes municipais de ensino e das escolas de Educação Básica

  • Disponibilizar anualmente vagas para participação gratuita de gestores e docentes da Educação Básica em eventos promovidos pelo PPGEB/UNIARP: a meta tem sido alcançada anualmente, sendo um dos exemplos a participação no Congresso Internacional de Educação e Saúde realizado pelo PPGEB/UNIARP, em 2020, e que contou com a presença de participantes nacionais e internacionais, entre eles, Edgar Morin.
  • Realizar anualmente publicações com docentes da Educação da Educação Básica e em colaboração com pesquisadores e instituições internacionais: a meta tem sido alcançada, incluindo publicações em colaboração com a Red Internacional de Escuelas Creativas (RIEC). Como exemplo da meta alcançada, registra-se a participação de profissionais de educação Básica e pesquisadores internacionais em duas obras: e-book ‘Terra-pátria, cidadania planetária e subjetividade em tempos de pandemia’ (https://arquivo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/bsk-pdf-manager/2020/12/Terra-patria-VF.pdf); e-book ‘Pesquisa com Intervenção: experiências de programas de mestrado e doutorado em educação do Brasil, Bolívia, Colômbia e México’ (https://arquivo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/bsk-pdf-manager/2019/12/livro_PPGEB_2019_v7.pdf).

Integração com a Graduação

Para ampliar a interação dos docentes, discentes e egressos com a graduação, o PPGEB/UNIARP tem realizado uma série de eventos vinculados ao desenvolvimento das disciplinas. São eventos que possibilitam o diálogo com a graduação, com profissionais da Educação Básica e com pesquisadores do Brasil e do exterior, o aprofundamento de conteúdos de diferentes disciplinas e a valorização de produtos educacionais vinculados a pesquisas realizadas no PPGEB/UNIARP. São eles:

– SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO BÁSICA

– SEMINÁRIO DE PRÁTICAS INOVADORAS EM GESTÃO E DOCÊNCIA

– JORNADA DE COMPLEXIDADE, TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

– SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ENSINO E PESQUISA COM INTERVENÇÃO

– CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E SAÚDE (bianual)

A interação dos docentes com a graduação também vem sendo estimulada com: a docência em disciplinas nos cursos de graduação, a orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC, a realização de palestras em eventos promovidos pela UNIARP ou por cursos específicos e a coautoria em publicações.

Internacionalização

O PPGEB/UNIARP realiza sistematicamente atividades de internacionalização, beneficiando docentes, discentes e egressos, bem como profissionais da Educação Básica que têm a oportunidade de participar de parte das ações desenvolvidas durante o cronograma letivo.

Eventos internacionais ou com participação de pesquisadores internacionais

– Seminário de pesquisa em Educação Básica: com a terceira edição ocorrida em 2021, o evento é promovido anualmente pelo PPGEB/UNIARP, priorizando a participação de um palestrante internacional.

– Seminário de práticas inovadoras em gestão e docência: com a sexta edição ocorrida em 2021, o evento é promovido anualmente pelo PPGEB/UNIARP, priorizando a participação de um palestrante internacional.

– Seminário Internacional de Ensino e Pesquisa com Intervenção: cosegunda edição ocorrida em 2020, o evento é promovido anualmente pelo PPGEB/UNIARP, priorizando a participação de um palestrante internacional e a publicação de um e-book, resultado de uma parceria com outras Instituições de Ensino Superior nacionais e internacionais:

Terra-pátria, cidadania planetária e subjetividade em tempos de pandemia

https://arquivo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/bsk-pdf-manager/2020/12/Terra-patria-VF.pdf

 

Pesquisa com Intervenção: experiências de programas de mestrado e doutorado em educação do Brasil, Bolívia, Colômbia e México

https://arquivo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/bsk-pdf-manager/2019/12/livro_PPGEB_2019_v7.pdf

– Congresso Internacional de Educação e Saúde: com a primeira edição ocorrida em 2021, o evento pretende ser promovido a cada dois anos pelo PPGEB/UNIARP. Na primeira edição ocorrida em 2020, participaram palestrantes do Brasil, Bolívia, Espanha, França, México e Portugal.

 

Participação na Rede Internacional de Escuelas Creativas – RIEC

O PPGEB/UNIARP coordena um dos núcleos da Rede Internacional de Escuelas Creativas: RIEC UNIARP. Com sede em Barcelona, a RIEC (https://www.escuelascreativas.es/) tem entre seus objetivos: contribuir para a identificação, potencialização e criação de práticas educacionais criativas, transdisciplinares e ecoformadoras, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com o bem viver em âmbito pessoal, social e ambiental; potencializar uma cultura de metamorfose entre gestores para que promovam uma formação docente aberta e flexível em relação à sua função transformadora; contribuir para que escolas de Educação Básica se vinculem a uma comunidade de conhecimento, visando o intercâmbio de experiências, desafios e iniciativas; propiciar a pesquisa e a criação de instrumentos que possibilite a identificação de escolas que se destacam pelo seu potencial criativo e  transformador; potencializar a publicação em rede, valorizando escolas e profissionais que desenvolvem práticas criativas, transdisciplinares e ecoformadoras; organizar colaborativamente eventos para reflexões das demandas educacionais e difusão de práticas criativas, transdisciplinares e ecoformadoras;.

Mobilidade

O PPGEB/UNIARP iniciou suas atividades de mobilidade em 2019, priorizando a participação de estudantes e docentes em atividades internacionais de ensino, pesquisa e extensão.

– Mobilidade de estudantes do exterior: a primeira iniciativa de mobilidade acadêmica aconteceu em 2020, quando o PPGEB/UNIARP contou com a participação remota de dois estudantes do Programa de Doutorado em Ciências da Educação da Universidade Simón Bolívar (USB) da Colômbia para a realização de atividades de pesquisa. Entre os resultados do intercâmbio, foram publicados dois artigos em revistas de impacto:

– Mobilidade de docentes: em 2019 ocorreu a primeira iniciativa de mobilidade de uma docente do PPGEB/UNIARP com a participação de atividades de ensino e de extensão no Programa de Doutorado em Ciências da Educação da Universidade Simón Bolívar (USB), Colômbia. Entre as atividades, coordenou o seminário de apresentação de projetos de pesquisa dos doutorandos, realizado durante o terceiro ano de frequência dos doutorandos no referido programa, e participou como palestrante do VI SIMPOSIO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN, FORMACIÓN DOCENTE Y PRÁCTICA PEDAGÓGICA EN CONTEXTO: educación emergente, transcendente y saberes necesarios para la formación humana planetária.

Corpo Docente

Docente Permanente
Doutorado
Linha de Pesquisa
Currículo Lattes
Dra. Marlene Zwierewicz

Doutorado em Psicologia – UFSC

Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente

Dr. Adelcio Machado dos Santos

Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC

Políticas Públicas e Gestão da Educação

Dra. Shirlei de Souza Corrêa

Educação – UNIVALI

Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente

Dr. Joel Cezar Bonin
Filosofia – PUCPR
Políticas Públicas e Gestão da Educação
Dr. Joel Haroldo Baade
Teologia – EST
Políticas Públicas e Gestão da Educação
Dr. Levi Hülse
Ciência Jurídica – UNIVALI
Políticas Públicas e Gestão da Educação

Dra. Madalena Pereira da Silva

Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC

Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente

Dra. Edna Liz Prigol

Doutorado em Educação – PUCPR

Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente

Dr. Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha
Ciências Biomédicas IUNIR – UFSC
Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente

Dra. Vera Lúcia Simão

Doutorado em Educação e Sociedade – UB – UFPR

Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente

coord-mes-marlene

Coordenação

Coordenador(a): 

Dra. Marlene Zwierewicz

Email: marlene@uniarp.edu.br

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