Linhas e Projetos de Pesquisa
O PPGDS conta com 2 linhas de pesquisas:
Linha de Pesquisa 1 – Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade
Esta linha de pesquisa analisa o desenvolvimento regional catarinense na perspectiva do desenvolvimento organizacional sustentável. Na perspectiva organizacional, preocupa-se com os diferentes modelos organizacionais que contemplem as questões de desenvolvimento sustentável, envolvendo os setores públicos, privados e terceiro setor. Compreende estudos sobre desempenho e dinâmica organizacional, responsabilidade socioambiental, inovação, gestão de negócios e cadeias produtivas.
À luz do enfoque interdisciplinar, a dinâmica organizacional sustentável se constitui em alternativa de viabilização de grupos com fins e objetivos comuns para superar ou transformar a participação individual em estruturas coletivas formais. Considerando a crescente mudança de práticas e de capacidades organizacionais sustentáveis, a construção de alternativas que fortaleçam esta dinâmica organizacional promove o desenvolvimento regional, estadual e nacional. Assim, essa linha de pesquisa focaliza no papel e na influência dos modelos organizacionais sustentáveis no desenvolvimento sócio-político econômico- cultural regional catarinense. Fatores como estrutura, organização, ambiente e mercado, desempenho e representatividade em instituições direcionam estudos e pesquisas visando a estimular os processos produtivos na região do Alto Vale do Rio do Peixe. A questão organizacional sustentável, envolvendo os diferentes modelos institucionais será o foco predominante de estudos para consolidar o conhecimento que promova o processo de desenvolvimento no contexto regional de Santa Catarina. A abordagem dos temas teóricos se concentra nos estudos conceituais necessários à compreensão dos problemas sócio-familiares e ocupacionais, ambientais, crescimento, produtividade e competitividade que as organizações enfrentam no desenvolvimento local, regional ou nacional.
Os estudos nesta linha de pesquisa são articulados por dois projetos integradores: 1) Desenvolvimento Social, Inovação e Gestão; e 2) Sustentabilidade.
Linha de Pesquisa 2 – Sociedade, Cidadania e Segurança
A noção de desenvolvimento é analisada à luz dos conceitos de cidadania e segurança. Compreende-se a cidadania como conceito que expressa a pertença do indivíduo à sociedade, sendo esta a expressão da organização humana que dá origem ao Estado. O Estado deve garantir ao indivíduo as possibilidades de exercício pleno de sua cidadania, na medida em que lhe assegura os direitos fundamentais previstos sumariamente na declaração universal dos direitos humanos sob o aspecto individual e coletivo. Nessa perspectiva, a segurança é compreendida como um constructo de atividades orientadas à cultura de paz e de proteção do cidadão, as quais são objetos de investigação nessa linha de pesquisa sob múltiplas perspectivas, especialmente a da sustentabilidade. A natureza complexa da problemática exige abordagem interdisciplinar, destacando-se interfaces a partir dos campos do Direito, da Filosofia, da Sociologia, da Educação, da Administração e da Saúde Coletiva.
Nesse sentido, diferentes Órgãos, Instituições e Empresas dos setores público, privado e terceiro setor constituem-se em campo fértil de investigação na medida em que são responsáveis por oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver em harmonia, trabalhar, produzir e se divertir, livres de riscos a que possam estar expostos. Norteiam essa linha de pesquisa os princípios de Dignidade da Pessoa Humana, da Qualidade de Vida, da Aproximação e Participação Comunitária, da Legalidade, da Moralidade, da Preparação Profissional, do Pluralismo Organizacional, da Separação de Poderes, do Uso Progressivo da Força, da Transparência, da Responsabilidade, do Emprego da Inteligência à Prevenção do Risco e da Paz Social.
Os estudos nesta linha de pesquisa são articulados por dois projetos integradores: 1) Ética, Cidadania e Sustentabilidade; e 2) Determinantes Sociais em Saúde e Qualidade de Vida.