Inserção Social
As políticas de inserção social do PPGEB/UNIARP incluem atividades de ensino, pesquisa e extensão. Previstas no Planejamento Estratégico, as atividades ocorrem tanto UNIARP com nas próprias escolas de Educação Básica e em outros ambientes definidos colaborativamente.
A inserção tem como foco o estímulo à pesquisa com intervenção, valorizada pelos/as doutorandos/as durante seu percurso formativo. Com essa ênfase, estimula-se a identificação de demandas da Educação Básica, bem como o planejamento, a realização e a avaliação de iniciativas para seu atendimento, considerando, dessa forma, o objetivo do Doutorado Profissional em Educação Básica que é o de formar profissionais pesquisadores altamente qualificados e comprometidos com a pesquisa com intervenção, a produção, disseminação e o avanço do conhecimento científico e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável.
A inserção social também é priorizada no desenvolvimento das disciplinas, estimulando que os/as doutorandos/as vinculem teoria e prática, bem como mediante atividades de extensão, entre elas:
- Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas
- Oficinas para elaboração de Projetos Criativos Ecoformadores (PCE)
- Palestras que atendam demandas específicas da Educação Básica
- Colaboração na elaboração/revisão de documentos das redes municipais de ensino e das escolas de Educação Básica
- Criação do Observatório de Avaliação da Educação Básica – OAEB
O OAEB é uma iniciativa do PPGEB/UNIARP em parceria com a Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP e a Coordenadoria Regional de Educação de Caçador – CRE-Caçador, envolvendo sete municípios vinculados à referida CRE. São objetivos do OAEB:
Objetivo geral:
Desenvolver ações que colaborem para a pertinência e para a qualidade da Educação Básica da CRE-Caçador, mediante a articulação entre o processo de avaliação externa, a autoavaliação e o planejamento.
Objetivos específicos:
Desenvolver pesquisas sobre a avaliação da Educação Básica, visando o diagnóstico de demandas das escolas na CRE-Caçador e o desenvolvimento de iniciativas que aproximem os resultados obtidos aos previstos nas metas das unidades de ensino.
Contribuir na formação de gestores e docentes de escolas de Educação Básica da CRE-Caçador, mediante ações que ampliem a interface entre a avaliação externa e a autoavaliação e potencializem um planejamento pertinente e comprometido com a qualidade da educação.
Elaborar colaborativamente planejamentos pertinentes, visando a articulação do conteúdo curricular a demandas locais (dos estudantes e de seus contextos de inserção) e globais (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS).
As atividades integram metas do Planejamento Estratégico do PPGEB/UNIARP, entre elas:
- Realizar anualmente atividades formativas na Educação Básica com o envolvimento de docentes e discentes e/ou egressos do PPGEB/UNIARP.
- Disponibilizar anualmente vagas para participação gratuita de gestores e docentes da Educação Básica em eventos promovidos pelo PPGEB/UNIARP.
- Realizar anualmente publicações com docentes da Educação da Educação Básica e em colaboração com docentes, egressos e discentes do PPGEB/UNAIRP, bem como pesquisadores e instituições internacionais