Internacionalização
O PPGEB/UNIARP prevê em suas políticas atividades sistemáticas de internacionalização, beneficiando docentes, discentes e egressos, bem como profissionais da Educação Básica que têm a oportunidade de participar de parte das ações desenvolvidas durante o cronograma letivo. São atividades de internacionalização: a realização de evento internacional, a colaboração na organização de eventos internacionais realizados no Brasil e no exterior, mobilidades de docentes e estudantes, estágio pós-doutoral, projetos de pesquisa com participação de pesquisadores internacionais, publicações em periódicos internacionais e em periódicos brasileiros com a participação de pesquisadores internacionais, publicação de livros com participação de pesquisadores internacionais.
– Congresso Internacional de Saúde e Educação – CIEDUS
O PPGEB/UNIARP tem sido responsável pela realização do Congresso Internacional de Educação e Saúde – CIEDUS. O evento tem entre seus objetivos discutir a interface entre educação e saúde, estimulando a análise, a socialização e a difusão de iniciativas que favorecem o bem-estar, a melhoria das relações intra e interpessoais e a preservação e regeneração do meio ambiente. A quarta edição do CIEDUS foi realizada em 2024. A programação desta e das edições anteriores, bem como os anais do evento podem sem acessados em https://ciedus.com.br/.
– Colaboração na organização de eventos internacionais
O PPGEB/UNIARP tem colaborado na organização de eventos internacionais, entre eles:
- CONGRESO INTERNACIONAL DE SALUD, EDUCACIÓN E INVESTIGACIÓN – SEI (https://pedagogiahospitalaria.org/congresos/)
Realizado pela Universidade de Barcelona, o SEI tem como objetivo refletir sobre as tendencias em saúde, educação e investigação conceituadas de maneira integrada e experencia e, desde uma visão emergente, visando a obtenção de insumos para a implementação de políticas de cada país em um mundo planetário. - JORNADAS INTERNACIONALES DE ASOCREA Y VII JORNADAS INTERNACIONALES DE RIEC: CREATIVIDAD Y CONCIENCIA SOCIAL (https://www.ub.edu/idp/web/ca/cursos/ips/jorcreatividad)
Realizadas pela Red Internacional de Escuelas Creativas – RIEC e pela Red ASOCREA, os eventos foram realizados na Universidade de Barcelona e tiveram como objetivo facilitar um encontró para comparilhar experiências e pesquisas comprometidas com a criatividade e com a consciência social polivalente e inclusiva, desde uma perspectiva complexa e transdisciplinar. - SIMPOSIO INTERNACIONAL DE EDUCACIÓN, FORMACIÓN DOCENTE Y PRÁCTICA PEDAGÓGICA- SIEDPCO (https://www.siedpco.org/copy-of-projects-1-6/presentaci%C3%B3n)
Realizado pela Doutorado em Ciências da Educação da Universidade Simón Bolívar – UNISIMON, Colômbia, o SIEDPCO tem como objetivo propor e compartilhar perspectivas e experiências acerca de problemas sociais e educacionais em território e a partir dos territórios e suas implicações para a cultura e suas relações com o poder.
– Mobilidade de estudantes e docentes
O PPGEB/UNIARP tem estimulado a mobilidade de estudantes e docentes, mediante a participação em atividades no exterior, especialmente, missões de curta duração, e a acolhida de docentes e estudantes de universidades internacionais. São exemplos da mobilidade:
– A visita ao PPGEB/UNIARP de cinco estudantes do Doutorado em Ciências da Educação da Universidade Simón Bolívar e de uma doutoranda da Universidade Católica de Manizales, ambas universidades da Colômbia, entre os anos de 2021 e 2024.
– A realização de missões de curta duração por uma estudante do mestrado na Universidade do Minho – UMinho (Portugal) e de três docentes do PPGEB/UNIARP durante os anos de 2022 e 2024 nas seguintes universidades: Universidade de Barcelona – UB (Espanha), Universidade do Minho – UMinho (Portugal), Universidade Mayor de San Andrés – UMSA (Bolívia) e Universidade Simón Bolívar – UNISIMON (Colõmbia).
– Estágio Pós-Doutoral
O PPGEB/UNIARP tem estimulado a participação de seus docentes permanentes em estágio pós-doutoral no exterior. Em 2024 um docente realizou seu estágio pós-doutoral na Universidade do Minho – UMinho e uma docente na Universidade de Barcelona – UB.
– Pesquisas com a participação de pesquisadores internacionais
O desenvolvimento de pesquisas com a participação de pesquisadores internacionais tem sido estimulado no PPGEB/UNIARP. São exemplos:
– Projeto de Pesquisa ‘Estratégias de cocriação para o planejamento pertinente na Educação básica mapeadas na Bolívia, no Brasil, na Colômbia, na Espanha, em Portugal e na Suécia’: este projeto conta com a contribuição de pesquisadores de universidades de seis países, entre elas:
- Universidade Católica de Manizales – UCM, Colômbia
- Universidade de Barcelona – UB, Espanha
- Universidade de Bors- UB, Suécia
- Universidade do Minho – UMinho, Portugal
- Universidade Mayor de San Andrés – UMSA, Bolívia
- Universidade Simón Bolívar – UNISIMON, Colômbia
– Projeto de Pesquisa ‘Demandas formativas de docentes da Educação Básica para a inclusão digital e utilização de tecnologias assistivas na elaboração e desenvolvimento de Projetos Criativos Ecoformadores: este projeto contou com a participação de pesquisadores de universidades de três países. Entre seus resultados, foi elaborado o produto educacional Programa de Formação Ação em Escolas Criativas: Inclusão Digital, Tecnologias Assistivas e Sustentabilidade no Desenvolvimento De Projetos Criativos Ecoformadores na Educação Básica, disponível em https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/741254?mode=full
– Publicações em periódicos internacionais e em periódicos brasileiros com a participação de pesquisadores internacionais
ORTIZ-PADILLA, Myriam; ORTIZ-DOMINGUEZ, Diosa Merys; JIMENEZ-SIERRA, Devinso; ZWIEREWICZ, Marlene. Enfoque epistemológico decolonial y las pedagogías modernas. Educación y Humanismo, Barranquilla, v. 26, p. 198-222, 2024. DOI: https://doi.org/10.17081/eduhum.26.47.6901. |
PAJARO,Milton; ZWIEREWICZ, Marlene. Pedagogical practice, metacognition, and reading comprehension in a foreign language: a systematic review from a deductive approach. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, p. 1-16, 2021. DOI: 2https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147239040. |
SILVA, Madalena Pereira; BONIN, Joel Cezar; GARROTE JURADO, Ramon. Elementos da cultura digital para o ensino de filosofia no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas? Educação em Análise, [S. l.], v. 8, p. 62-78, 2023. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p62 |
ZWIEREWICZ, Marlene; LIMA, Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos; WEISS, Lilian Patricia Vetterlein; HOLZ, Verónica Violant. Estratégias de cocriação para um planejamento pertinente na Educação Básica. Debates em Educação, Maceió, v. 16, p. e15954-24, 2024. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954. |
DAL’BO, Rafaela G. ; ZWIEREWICZ, Marlene; CORREA, Shirlei de Souza; VALENCIA GONZALEZ, Gloria Clemencia. Teacher Training, Creativity and Inclusion in Research with Intervention in Basic Education. Global Journal of Human-Social Science, [S. L.], V. 24, P. 13-20, 2024. Disponível em: https://socialscienceresearch.org/index.php/GJHSS/article/view/104043/38999. |
Bonin, Joel Cezar; LIMA, Leonardo Aparecido de Lima da; GONZALEZ VELASCO, Juan Miguel. Políticas públicas e contínuo esquecimento da região do Contestado. Revista Educare, João Pessoa, v. 10, p. 1-20, 2024. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare. |
ZWIEREWICZ, Marlene; SANTOS, Adelcio Machado dos; LIZ, Cristina Pereira Vieira de; GARROTE JURADO, Ramón. Da formação docente ao conhecimento pertinente na prática pedagógica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, São Paulo, v. 18, p. e023106-22, 2023. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v18i00.17767. |
– Publicação de livros com a contribuições de pesquisadores internacionais
O PPGEB/UNIARP e a Rede de Egressos do Mestrado Profissional em Educação Básica – REMPE/UNIARP tem estimulado a publicação anual de um livro em parceria com autores internacionais. São exemplos:
Terra-pátria, cidadania planetária e subjetividade em tempos de pandemia | https://arquivo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/bsk-pdf-manager/2020/12/Terra-patria-VF.pdf |
Pesquisa com Intervenção: experiências de programas de mestrado e doutorado em educação do Brasil, Bolívia, Colômbia e México | https://arquivo.uniarp.edu.br/wp-content/uploads/bsk-pdf-manager/2019/12/livro_PPGEB_2019_v7.pdf |
Participação em redes internacionais de pesquisadores
- Rede Internacional de Escuelas Creativas – RIEC
O PPGEB/UNIARP coordena um dos núcleos da Rede Internacional de Escuelas Creativas: RIEC UNIARP. Com sede em Barcelona, a RIEC (https://www.escuelascreativas.es/) tem entre seus objetivos: contribuir para a identificação, potencialização e criação de práticas educacionais criativas, transdisciplinares e ecoformadoras, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com o bem viver em âmbito pessoal, social e ambiental; potencializar uma cultura de metamorfose entre gestores para que promovam uma formação docente aberta e flexível em relação à sua função transformadora; contribuir para que escolas de Educação Básica se vinculem a uma comunidade de conhecimento, visando o intercâmbio de experiências, o enfrentamento de desafios e o desenvolvimento de iniciativas criativas, transdisciplinares e ecoformadoras; propiciar a pesquisa e a criação de instrumentos que possibilitem a identificação de escolas que se destacam pelo seu potencial criativo e transformador; potencializar a publicação em rede, valorizando escolas e profissionais que desenvolvem práticas criativas, transdisciplinares e ecoformadoras; organizar colaborativamente eventos para reflexões das demandas educacionais e difusão de práticas criativas, transdisciplinares e ecoformadoras. - Red Iberoamericana de Investigación en Calidad Educativa y Sistemas de Aseguramiento – RIICESA
Pesquisadores do PPGEB/UNIARP também estão vinculados à Red Iberoamericana de Investigación en Calidad Educativa y Sistemas de Aseguramiento – RIICESA. Com sede na Universidade Simón Bolívar – UNISIMON, Colômbia, a RIICESA conta com a participação de pesquisadores de 13 países e tem como objetivo promover a colaboração e o intercâmbio de conhecimentos entre instituições e pesquisadores que se dedicam à reflexão, avaliação e promoção da qualidade da Educação Superior.