Linhas e Projetos de Pesquisa » Uniarp

Programa de Pós-Graduação em Educação Básica – PPGEB

A UNIARP oferece o PPGEB – Programa de Pós-Graduação em Educação Básica para quem deseja seguir carreira no mestrado e doutorado.

O PPGEB/UNIARP abre vagas no 2º semestre letivo. Fique atento para o próximo período e verifique as sessões “Processo Seletivo” e “Documentos”.

Linhas e Projetos de Pesquisa


Linhas de Pesquisa

O PPGEB tem duas linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa 1 – Políticas Públicas e Gestão da Educação

Vincula pesquisas relacionadas a políticas, dinâmicas e estratégias de gestão educacional, a avaliações dos sistemas e das redes educacionais à inovação – técnica e tecnológica – na área da educação, à cultura organizacional em espaços educativos, à gestão econômico-financeira e à sustentabilidade nas organizações educacionais. Desenvolve pesquisas e produtos educacionais nas seguintes áreas:

  • políticas, dinâmicas e estratégias de gestão educacional
  • avaliações dos sistemas e das redes educacionais
  • perspectivas de inovação – técnica e tecnológica – na área da educação
  • cultura organizacional em espaços educativos
  • gestão econômico-financeira e sustentabilidade nas organizações educacionais

Linha de Pesquisa 2 – Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente

Vincula pesquisas relacionadas ao diagnóstico e à análise crítica dos problemas da docência na Educação Básica e à criação de alternativas voltadas para o atendimento das demandas identificadas, à elaboração de materiais didáticos para o incremento da qualidade da Educação Básica, à análise de temas transversais e à construção de produtos educacionais e projetos didáticos interdisciplinares, transdisciplinares e ecoformadores, ao domínio e à utilização de tecnologias digitais para a inclusão e para a melhoria da qualidade da Educação Básica, à análise da saúde docente e sua relação com a formação e com a atuação profissional. Desenvolve pesquisas e produtos educacionais nas seguintes áreas:

  • diagnóstico e análise crítica dos problemas da docência na Educação Básica e criação de alternativas voltadas para o atendimento das demandas identificadas;
  • elaboração de materiais didáticos que beneficiem os processos de ensino e de aprendizagem
  • análise de temas transversais e construção de produtos educacionais e projetos didáticos interdisciplinares, transdisciplinares e ecoformadores
  • domínio e utilização de tecnologias digitais para a inclusão e melhoria da qualidade da Educação Básica
  • análise da saúde docente e sua relação com a formação e a atuação profissional

Projetos de Pesquisa

Projetos de pesquisa vinculados à linha 1 (LP1):

Gestão democrática: epistemologia e prática
Gestão escolar: alternativas para formação de crianças e adolescentes
Legislação Educacional e transformações da Educação Básica
Políticas públicas e educação ambiental
Políticas públicas e gestão da Educação Básica
Políticas públicas, educação, legislação e inovação

Projetos de pesquisa vinculados à linha 2 (LP2):

– Impactos do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas na metamorfose da prática pedagógica na Educação Básica
– Educação em saúde na Educação Básica
– Formação continuada de professores da Educação Básica e práticas pedagógicas complexas, transdisciplinares e ecoformadoras
– Formação de professores de Educação Física e áreas afins
– Práticas pedagógicas criativas e inclusivas: estímulo ao ingresso, à permanência e à pertinência do ensino
– Impactos da metodologia dos ‘Projetos Criativos Ecoformadores – PCE na transformação da prática pedagógica de docentes da Educação Básica
– Projeto de Pesquisa EduTransComplex
– Saúde, bem-estar e qualidade de vida no ambiente laboral docente
– Tecnologias e Inovação em Educação

“Ficou com alguma dúvida? Converse com a gente!”

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.