Apresentação
O PPGEB objetiva a formação de profissionais e pesquisadores altamente
qualificados e comprometidos com a pesquisa com intervenção,
a produção, a disseminação e o avanço do conhecimento científico
e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam a demandas
da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável.
Cursos ofertados pelo Programa:
Mestrado Profissional em Educação Básica
Doutorado Profissional em Educação Básica
Área de concentração
Educação Básica
Missão
A missão dos Cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Básica do PPGEB é promover a formação de profissionais comprometidos com a pesquisa com intervenção e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam a demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável.
Visão:
A visão dos Cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação Básica do PPGEB é alcançar reconhecimento pela formação de profissionais comprometidos com o atendimento de demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável.
Público alvo:
Gestores, docentes e profissionais técnicos da Educação Básica e interessados portadores de diploma de ensino superior, outorgados por Instituições de Ensino Superior, oficialmente reconhecidas.
Objetivos
Objetivo Geral
Formar profissionais e pesquisadores altamente qualificados e comprometidos com a pesquisa com intervenção, a produção, a disseminação e o avanço do conhecimento científico e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam a demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável.
Objetivos específicos:
- Promover ações que valorizem a pesquisa com intervenção e o desenvolvimento de produtos educacionais que atendam a demandas da Educação Básica de forma inovadora, humanizadora e sustentável;
- Formar gestores e docentes pesquisadores que investiguem e transformem as próprias ações e as instituições de ensino, visando sua profissionalização e à melhoria das práticas pedagógicas na Educação Básica;
- Formar gestores e docentes pesquisadores, com competência para análise das relações entre políticas públicas e gestão da educação e entre cultura, ensino, saúde e formação docente;
- Priorizar iniciativas educacionais transdisciplinares e ecoformadoras, vinculando-as a pesquisas com finalidade didática, científica e tecnológica, visando ao acesso, à produção e à difusão de conhecimentos e de iniciativas
de gestão e práticas pedagógicas inovadoras; - Estimular relações acadêmicas e científicas com programas congêneres, oferecidos por instituições brasileiras e estrangeiras, para o fortalecimento da articulação entre educação escolarizada, desenvolvimento e formação humana.
Regulamentação
Portaria n°. 1041 de 12/09/2016
Assunto normativo: Reconhecimento – Mestrado Profissional
Homologação da 160ª Reunião do CTC-ES. Parecer CNE/CES 102/2016.
Portaria n°. 0609 de 18/03/2019
Assunto normativo: Renovação de Reconhecimento – Mestrado Profissional
Homologação do Parecer CNE/CES 487/2018 – Avaliação Quadrienal 2017
Portaria n°. 2149 de 27/12/2023
Assunto normativo: Reconhecimento – Doutorado Profissional
Reconhecimento de cursos de pós-graduação stricto sensu CTC-ES 220ª e 221ª. Homologar o Parecer CNE/CES nº 915/2023.