Entre os dias 10 e 15 de agosto, o curso de Administração fez um levantamento sobre as percepções de seus estudantes sobre o retorno às aulas presenciais na Uniarp. A aplicação da pesquisa quantitativa adotou como parâmetro: Bom e Excelente, como percepção positiva; Regular como percepção neutra ou de indiferença; e Ruim e Péssimo, como percepção negativa. Foram 66 estudantes que responderem ao questionário.
A forma como a Uniarp fez o retorno (com disciplinas no formato híbrido, presencial, on-line e EaD) foi avaliada com percepção positiva por 66,7% dos respondentes. Há 15,2% que estão neutros; e 38% que manifestaram percepção negativa. O Grafico 1 ilustra os percentuais em todas as opções de respostas.
Gráfico 1 – Avaliação da forma de retorno gradativo às atividades
Sobre a avaliação, no geral, do cumprimento das normas de biossegurança, por parte da Uniarp (funcionários e professores), as respostas também se concentram nas percepções positivas (75,77%); com percepção neutra e negativa representando 24,22%, conforme pode ser visualizado no Gráfico 2.
Gráfico 2 – Avaliação do cumprimento das normas de biossegurança pela Uniarp
Também se solicitou aos respondentes que avaliassem o cumprimento das normas de biossegurança por parte dos alunos (Gráfico 3). As respostas se concentraram na percepção positiva, com 60,6%; 16,7% indiferente ou neutro; e há 18,2% de percepção negativa quanto à postura dos alunos.
Gráfico 3 – Avaliação do cumprimento das normas de biossegurança pelos alunos
Sobre a possibilidade de retorno às atividades de modo 100% presencial ainda nesse segundo semestre de 2021, as respostas (Gráfico 4) apontam que 60,6% dos estudantes de Administração aprovam a ideia, enquanto 9,1 são neutros e 30,3% não acolhem de forma positiva essa ideia.
Gráfico 4 – Avaliação do retorno 100% presencial em 2021-2
Finalmente, foi dado espaço aos estudantes para suas considerações e contribuições para melhoria no processo de retorno. As observações foram direcionadas aos cuidados com o distanciamento e uso de máscara, que precisa ser observado com mais atenção por parte dos acadêmicos. Também apareceram, de forma recorrente, pontuações sobre a vacinação como ponto fundamental para que o retorno seja seguro. Como se confirma na concentração de respostas nos gráficos apresentados, há considerações para que as aulas voltem ao presencial, destacando-se, como principal argumento, a motivação para a aprendizagem nas aulas que estão sendo presenciais ou híbridas.
A professora Sandra Mara Bragagnolo, responsável pela coleta dos dados, avalia a importância de ouvir os estudantes nesse processo de retorno e destaca que é preciso que todos os envolvidos estejam conscientes e trabalhem para que tudo possa se estabelecer para o alcance dos objetivos institucionais e de cada curso.