A outorga do título, ocorrerá em sessão solene do CONSUN dia 17 de dezembro de 2021
O egrégio Conselho Universitário (CONSUN) da UNIARP, por meio da resolução CONSUN nº 032, de 29 de novembro de 2021 aprovou por unanimidade a concessão de outorga de título de Doutor “Honoris Causa” para André Motta Ribeiro, secretário da Saúde de Santa Catarina. A outorga do título, ocorrerá em sessão solene do CONSUN dia 17 de dezembro de 2021.
Para a outorga de título de Doutor “Honoris Causa”, observou-se na pessoa de Andre Motta, a postura humanista que adota frente à Secretaria Estadual de Saúde, pelo uso da meritocracia na análise e deferimento dos expedientes e investimentos em saúde no Estado e pelos trabalhos de enfrentamento da pandemia, pelos investimentos em saúde no interior do Estado de Santa Catarina e na região de AMARP.
“Obrigado. Não posso dizer nada além disso diante tamanha honra que recebi da UNIARP. Instituição que há 50 anos proporciona ensino de qualidade em Caçador e é referência na região do Alto Vale do Rio do Peixe”, comentou Andre Motta.
O homenageado
André Motta é médico e possui pós-graduação em administração hospitalar. Como secretário acompanhou toda a montagem da atual equipe da Saúde e está desde o início da pandemia do novo coronavírus focado no aparelhamento da rede hospitalar catarinense para fazer frente à demanda.
Nascido na cidade de Cachoeira do Sul, André Motta Ribeiro se formou em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no ano de 1990. É pós-graduado em Administração Hospitalar pela PUC da cidade de São Camilo (RS), em 1993. Atuou como médico nos estados do Rio Grande do Sul e Bahia.
Chegou a Santa Catarina em novembro de 2004. Trabalhou na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Exerceu também o cargo de Diretor Técnico da Secretaria Municipal de Saúde de São José no ano de 2008. No Governo do Estado, foi regulador estadual de leitos e UTI e, nos últimos sete anos, foi médico de emergência e preceptor na Clínica Médica do Hospital Governador Celso Ramos. Em julho de 2017, assumiu a Coordenação Estadual do SAMU, onde permaneceu até o final de 2018 – quando recebeu o convite para ser secretário-adjunto.
Como adjunto, ajudou a implementar a política hospitalar catarinense e instituiu o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) para o combate à pandemia do novo coronavírus no dia 13 de março. No COES, contribuiu para o aumento da capacidade hospitalar preexistente no Estado de Santa Catarina em mais de 45%, com a ativação de 381 novos leitos de UTI.