O curso de Ciências Contábeis da UNIARP realizou as bancas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O evento aconteceu nos dias 08 e 10 de dezembro e contou com a apresentação 17 Trabalhos. Estes acadêmicos, a partir de agora, estão aptos para desempenhar suas funções no mercado de trabalho, com base nos conteúdos vivenciados durante sua jornada acadêmica.
O professor Emerson Cardoso Marques, um dos avaliadores das bancas destaca que todos os trabalhos apresentados demonstraram muita qualidade e relevância. “Isso evidencia a qualidade das pesquisas e do curso como um todo. Dentre os temas que se mostraram relevantes nas apresentações, destaca-se: o tema do “Papel da Cultura Organizacional na Gestão de uma empresa do ramo de madeira do município de SC”, um tema interdisciplinar, que mostra a transformação do profissional da contabilidade; o tema dos “Impactos da Sars-Cov-2 nos Custos dos Materiais de Construção” pela sua atualidade. Outros temas específicos da área contábil se mostraram muito relevantes para as empresas cedentes para realização dos TCCs”, comenta.
Emoção e agradecimentos
Para além dos aspectos técnicos e acadêmicos, as bancas foram carregadas de emoção. Professores e coordenação sentiram-se recompensados ao ouvir o agradecimento do acadêmico Felipe Sganzela Raldi: “Sou grato à UNIARP, por ter me apresentado o curso de Ciências Contábeis e hoje não me vejo fazendo outra coisa, senão trabalhando com contabilidade”.
Já o acadêmico Jean Thierry Innocent, que é migrante, oriundo do Haiti demonstrou domínio amplo sobre o conteúdo em sua banca finalizando sua apresentação com humildade e simplicidade, agradecendo à instituição por abrir as portas para realizar seu estágio e também seu TCC, já que, por conta de sua dificuldade com a língua portuguesa e pela sua condição de migrante, não conseguiu outra empresa para tais tarefas.
A professora Emilene Murer, coordenadora do curso de Ciências Contábeis, agradeceu a todos e ressaltou a importância das bancas e o empenho de todo corpo docente. “Não mediram esforços para que tudo acontecesse da melhor forma possível, com trabalhos importantes para área contábil, que trarão grandes benefícios tanto para a comunidade quanto para os próprios acadêmicos, que na sua grande maioria já executam funções contábeis e agora seguem suas vidas com o novo título: Contador”, avalia.