Uma parte importante da educação na área de saúde é a prática clínica. Neste momento, muitos estudantes têm oportunidade de aprofundar seus conhecimentos tendo contato direto com pacientes reais e profissionais experientes, em um processo de troca e aprendizado.
Para favorecer ainda mais a prática clínica, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) reservou para este ano cerca de R$ 3 milhões para investimentos no Hospital Maicé e no Jonas Ramos.
No Hospital Maicé será construído o Centro Acadêmico dos cursos da saúde, com salas para os preceptores em saúde (profissional que atua como elo entre o ensino teórico e a prática profissional), alojamento com seis acomodações, sala de reuniões, sala de estudos e auditório.
Além disso, será feito ainda a adequação para o setor administrativo do Hospital. A nova estrutura será montada no último andar do Hospital.
Na atual estrutura do Jonas Ramos serão feitos novos consultórios de especialidades em saúde como: ginecologia, cardiologia, nutrição, psicologia, enfermagem e fisioterapia. Também será organizada uma sala para pequenos procedimentos cirúrgicos, além de uma nova recepção. As obras devem começar no segundo semestre de 2022.
O objetivo da Universidade é garantir estrutura para os acadêmicos e professores da área da saúde para gerar mais conhecimento. “A UNIARP apoia atividades e serviços que têm como objetivo o benefício de saúde direto e mensurável para a comunidade. Por isso, estamos realizando estes investimentos nas duas unidades de saúde do município de Caçador. Já realizamos investimentos no ambulatório, anexo ao hospital de Lebon Régis e estamos abertos para parcerias com outros municípios. Tudo para dar condições da prática clínica para nossos acadêmicos e a comunidade recebe os benefícios”, comenta o reitor Dr.h.c. Neoberto Balestrin.