O curso de Medicina da UNIARP conta com o componente curricular: Habilidades Profissionais – Comunicação. É ofertado do 1º ao 4º período, a partir do qual os acadêmicos aprendem técnicas de comunicação ligadas diretamente a prática médica, estudam o Código de Ética Médica, técnicas de anamnese, acolhimentos de pacientes e familiares nas mais diversas situações, incluindo a comunicação de más notícias, atendimentos a crianças, adolescentes, mulheres e idosos.
O componente curricular é ministrado pelos professores mestres Clayton Luiz Zanella, Ana Cláudia Lawles, Madaline Ficagna Roveda e Josiéli Varela.
O professor Clayton explica que a comunicação é uma habilidade imprescindível na formação acadêmica e relevante para o próprio desenvolvimento da personalidade. “Por isso, os acadêmicos são treinados, durante as aulas teóricas e práticas, para o trabalho em equipe, interdisciplinar e intersetorial”. Neste contexto, os estudantes são estimulados a conhecerem os trabalhos de várias instituições da região, tendo em vista a necessidade de atuar de forma integrada na futura prática profissional”, comenta.
Uma das instituições que esteve ministrando três oficinas no curso de Medicina foi o Conselho Tutelar. A convite dos professores Clayton e Ana Cláudia, as conselheiras tutelares ministraram oficinas sobre o atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, que necessitam de atendimentos multiprofissionais no município de Caçador.