A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) firmou convênio com a Organização Universitária Interamericana (OUI), com sede em Montreal, Canadá. É a única associação universitária com presença ativa nas Américas. O objetivo da organização é incentivar as instituições de ensino superior e as organizações filiadas a participarem de um espaço comum de colaboração que promova o diálogo, a reflexão e a ação no campo do ensino superior.
Por meio de seus programas de capacitação e de sua ampla variedade de atividades interamericanas e interculturais, a OUI implementa as melhores estratégias e práticas para enfrentar os desafios do setor.
As tratativas para que a UNIARP entrasse no convênio começaram em 2021 com a iniciativa do professor Dr. Levi Hülse, coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS). As tratativas foram intermediadas pelo mestrando Claudio Klaus Jr, participante do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Pós-Graduação (PDPG) em Áreas Prioritárias do Estado de Santa Catarina – FAPESC/CAPES.
Por meio do convênio, estudantes da UNIARP poderão ter acesso ao Programa eMOVIES, que conta com mais de 125 instituições participantes de 13 países e cerca de 5 mil disciplinas disponibilizadas. Até 2021, mais de 1.000 estudantes realizaram mobilidade acadêmica no âmbito do programa.
O Espaço de Mobilidade Virtual no Ensino Superior (eMOVIES) é uma iniciativa liderada pela Organização Universitária Interamericana (OUI), que oferece às instituições de ensino superior (IES) participantes uma alternativa aos modelos de mobilidade tradicional à promoção do intercâmbio acadêmico no ensino superior, dando aos (as) estudantes a oportunidade de cursar matérias de modo virtual ou a distância oferecidas por outras instituições membros da OUI.
O reitor Dr.h.c. Neoberto Balestrin explica que esta e outras ações estão sendo pensadas e tratativas realizadas para que a UNIARP alcance cada vez mais, um alto padrão de internacionalização. “A ação faz parte dos esforços da Reitoria da UNIARP em entregar educação de qualidade cada vez maior na região. A iniciativa contempla o regulamento geral da UNIARP, na parte da internacionalização, através de convênios que favoreçam intercâmbios docentes e discentes, cooperação de pesquisa e produção científica”, informa.