Dia 09 de abril foi realizado no ginásio do SESC de Caçador o Projeto Integrador IV-A do curso de Educação Física Híbrido da UNIARP. Neste projeto o foco foi a modalidade de basquetebol. Os acadêmicos do curso de Educação Física tiveram o desafio de organizar um evento aplicando os fundamentos da modalidade de forma lúdica e criativa.
Participaram do evento alunos e atletas do projeto social de Basquetebol da Unimed Caçador, junto com a Associação Hunters de Caçador. Também houve a participação dos atletas de Basquete em Cadeira de Rodas do SESC Caçador.
A atividade teve a presença do professor Jorge Luiz Velasquez, coordenador do curso de Educação Física da UNIARP, do professor Me. Lindomar Palmera, do professor Mauricio Somensi e da analista de sustentabilidade da Unimed Caçador, Gabriela Vansuita Valente.
O professor Mauricio Somensi que ministra aulas de basquete no projeto social da Unimed explica que foi um momento único de integração e de aprendizado, tanto para os acadêmicos, como para crianças e atletas. “Os acadêmicos tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos de diferentes formas”, comenta.
A Associação de Basquete Hunters incentiva a parte do basquetebol de rendimento, auxiliando os atletas que se destacam a participar de competições. Já a Unimed Caçador atua no lado social, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e apresentando o esporte como alternativa de qualidade de vida, saúde e lazer.
A analista de sustentabilidade da Unimed Caçador, Gabriela Vansuita Valente, destaca que a Unimed através do setor de Sustentabilidade e Responsabilidade social, atua em diversos projetos e ações sociais na comunidade, e no evento de sábado houve integração com o projeto integrador do curso de Educação Física da UNIARP. “É de grande valia estes momentos de integração. Os acadêmicos colocam em prática os ensinamentos recebidos em sala de aula e os participantes do projeto adquirem ainda mais conhecimentos, aprendem novas técnicas e melhoram sua atuação no projeto esportivo”, salienta. “É gratificante ver o resultado deste projeto que é abraçado pela Unimed Caçador”, completa.
Além de desenvolver a modalidade, o projeto social de basquete da Unimed Caçador dissemina práticas de promoção da saúde por meio de atividades educativas, com orientações e palestras aos alunos, proporcionando uma visão social ampliada através dos diversos conceitos do esporte, competição e cooperação, bem como uma relação com o desenvolvimento das crianças e com a construção de valores humanos.