Uma das mais importantes funções dos trabalhos de conclusão de curso, o chamado TCC, é contribuir para o avanço do conhecimento científico. Este conhecimento científico pode ter inúmeras consequências e aplicações, e no caso da Agronomia, ajudar técnicos e produtores a buscarem soluções para problemas nos sistemas de produção.
O estudante do curso de Agronomia da UNIARP, Denimar Suzin teve seu artigo publicado na última edição da revista Bragantia (N. 81, fevereiro de 2022), a qual possui fator de impacto 1,158 (JCR), um dos mais altos das revistas científicas da área de Ciências agrárias do Brasil.
Denimar buscava soluções para prolongar a capacidade de armazenagem de maçãs em câmara fria e diminuir perdas durante o processo. As maçãs no Brasil são colhidas durante quatro a cinco meses, porém, são ofertadas 12 meses por ano, tornando o país autossuficiente na oferta da fruta. Inclusive, nos últimos anos, o Brasil exportou maçãs.
Em sua pesquisa de TCC, orientada pelo prof. Dr. Leandro Hahn, Denimar investigou a eficiência de aplicações foliares de cálcio em macieira. O elemento é um dos mais importantes associados à qualidade de maçãs e teores adequados na fruta aumentam sua capacidade de armazenagem.
Na pesquisa, conduzida em seu próprio pomar com a cultivar Maxi Gala, e com Fuji Suprema no produtor Eleandro Suzin, foram aplicadas diferentes fontes, doses e épocas de aplicação de cálcio. Os pomares estão localizados na comunidade do Rio Bugre, interior de Caçador.
As principais conclusões do estudo foram: As aplicações de cálcio, independente da fonte e dose, aumentaram a qualidade das frutas em ‘Maxi Gala’, com diminuição da incidência de bitter pit, um dos mais importantes distúrbios fisiológicos observados em maçãs. Este distúrbio diminui a qualidade e o valor de comercialização dos frutos.
O artigo pode ser acessado em:
https://www.scielo.br/j/brag/a/S3djfLNrvYdPZKN9S34TC6P/?lang=en.