O curso de administração da UNIARP promoveu dia 29 de abril, o painel: “Administrador é administrador em qualquer lugar do Brasil e do mundo?”. A atividade foi desenvolvida no componente de Projeto de Formação Profissional do Administrador, ministrado pelas docentes Juciele Marta Baldissarelli (Campus Caçador) e Cleusa Brandt (Campus Fraiburgo).
A ação aconteceu de maneira presencial e on-line, envolvendo as turmas de primeira fase do curso de Administração de Caçador e Fraiburgo. A intenção das professoras foi a de oportunizar aos estudantes a aproximação com a realidade do entorno da profissão a partir de um painel com administradores que atuam em diferentes campos (empreendedorismo; carreira acadêmica; e busca por novos horizontes a partir de intercâmbio). Com isso, as docentes compreendem que é possível demonstrar quão ampla é a possibilidade de atuação profissional para os acadêmicos como futuros administradores.
Durante o painel, três administradores contaram suas trajetórias profissionais, destacando os desafios e oportunidades existentes no mercado. Entre eles, esteve a professora mestra Larissa Kvitko, administradora formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atualmente docente na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus situado em Parauapebas, no Pará.
Além da professora Larissa, o evento contou com dois egressos do curso de Administração da UNIARP: o empresário caçadorense Clebe Kaszczesen, que antes de se formar em Administração, cursou Fisioterapia e, atualmente, mantém empresas e empreendimentos em Caçador; e a administradora formada pela Uniarp em Fraiburgo, Alana Demori Conte, que atua como social media desde 2019 e, no momento, encontra-se em Washington DC (EUA), aprimorando inglês por intermédio da experiência como Au Pair.
Para a coordenadora do curso de Administração dos campi de Caçador e Fraiburgo, professora mestre Sandra Mara Bragagnolo, não há melhor forma de mostrar a grandeza do curso, com depoimentos como os que os estudantes tiveram a oportunidade de ouvir. “Só temos a agradecer aos profissionais que disponibilizaram seu tempo e às professoras pela excelência de seu trabalho e comprometimento com o alcance dos objetivos do curso e da instituição”, comenta.