A UNIARP realizou dia 5 de maio em Fraiburgo, a Mostra Cultural 2022, no Centro de Eventso, com sucesso de público. O evento foi uma promoção da UNIARP, Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Contou com a presença de lideranças empresariais, representantes de entidades, alunos, professores, e da comunidade de Fraiburgo e de toda a região.
A abertura teve pronunciamentos do prefeito de Fraiburgo, Wilson Ribeiro e do reitor da UNIARP Dr. Neoberto Balestrin.
O evento teve como atrações: Abba na Viola, um tributo ao ABBA, grupo sueco de música pop. Um projeto Acústico formado pelos músicos: Renato Goetten, Isamara Goetten, Bárbara Vanz e Adriano Santos. O show foi além de um simples tributo à banda sueca- trouxe a mistura de sonoridades da viola caipira brasileira com as melodias e harmonias do ABBA. Também fez o resgate histórico das músicas dessa banda, que foi um dos maiores representantes da música pop mundial na década de 70.
A atração principal da noite foi a POP Camerata, que reuniu músicas cuidadosamente escolhidas dentro do amplo repertório pop, que teve seu auge a partir do fim da década de 1970. Um seleto grupo de cantores e instrumentistas fizeram fazer parte do show. Nos vocais Dudu Fileti, Cadu Duarte, Luana Laus, Mércia Maruk e a soprano Carla Domingues, acompanhados pelos músicos da orquestra e Hique D’Ávila (guitarra), Baba Jr. (baixo), Cristiano Forte (bateria) e Alberto Heller (piano). O espetáculo incluiu músicas das bandas Abba e Bee Gees, de Michael Jackson, Elton John, Madonna, Lady Gaga e Bruno Mars – os dois últimos, representantes do pop do século XXI.
O espetáculo, teve a regência do maestro Jeferson Della Rocca e produção executiva de Maria Elita Pereira.
O hino nacional foi executado por Micheli Christ, professora de música do Centro Cultural Egon Frey.
No intervalo entre uma apresentação e outra, o pastor Jonathan Krupzack deixou ao público, uma mensagem reflexiva.
O prefeito Wilson Ribeiro parabenizou a UNIARP pelo evento que compartilhou com a comunidade de Fraiburgo e da região, momentos de alegria e de emoção, com músicas que fazem parte da vida das pessoas.
Em seu pronunciamento, o reitor da UNIARP, Neoberto Balestrin justificou a ausência do vice-reitor, prof. Dr. Anderson Antonio Mattos Martins, do presidente da Fundação UNIARP Moacir José Salamoni e do empresário Gilberto Seleme, presidente da FIESC e ex-presidente da Fundação UNIARP, que por compromissos profissionais não conseguiram participar do evento.
O Reitor agradeceu o trabalho do professor Me. Almir Granemann dos Reis e de toda a equipe da UNIARP. Da mesma forma agradeceu o apoio da prefeitura de Fraiburgo. “Para a UNIARP é uma honra promover este evento, que foi possível graças a união, o anseio e o trabalho de toda a comunidade, dos nossos parceiros, apoiadores, da equipe de professores, acadêmicos, coordenadores e colaboradores”, destacou. “Também é nosso papel levar cultura, por meio de espetáculos como este, nos deixando um pouco mais leves depois da pandemia, que deixou marcas profundas em nossas vidas. Obrigado comunidade de Fraiburgo e região, obrigado por confiarem na UNIARP. Sozinhos nós vencemos às vezes, mas em grupo, podemos ganhar sempre”, completou.