Dia 14 de maio, acadêmicos do PROESDE visitaram a Trilha Ecológica Sustentável no Horto de Caçador. Eles estavam acompanhados da professora Andrea Tozzo Marafon, coordenadora do projeto da trilha ecológica. A visita teve o objetivo de alinhar as próximas ações a serem desenvolvidas em 2022
São 2,2 quilômetros de trilha, com trajeto todo identificado com placas, identificação das espécies, corrimões, escadas, em área de floresta densa, com rios e cachoeiras.
O projeto iniciou em 2018, fruto de uma ação do Programa de Extensão Interdisciplinar do PROESDE. Para este ano, o objetivo é intensificar as visitas e envolver mais alunos, além da comunidade. O projeto teve a participação direta de acadêmicos com a organização da trilha, fabricação de placas de sinalização, entre outras ações.
O objetivo da trilha é envolver todas as áreas de conhecimentos dos cursos da UNIARP, em atividades interdisciplinares e multidisciplinares, envolvendo as escolas da cidade. Visa contribuir com o desenvolvimento sustentável da região, com vista a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais, classificação de plantas e animais existentes no horto.