Entre os dias 12 e 15 de maio, acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Uniarp, acompanhados dos professores Ana Lúcia Wandscheer, Marcelo Wandscheer e a coordenadora do curso Cláudia Maté, realizaram viagem de estudos a São Paulo (SP).
Os estudantes vivenciaram de perto o cotidiano da maior cidade da América Latina em um passeio a pé pelo centro histórico, visitando locais como o Mercado Municipal, o Pateo do Collegio, a Catedral da Sé, o Mosteiro de São Bento e espaços culturais como a Pinacoteca, o SESC Pompéia e a exposição Beyond Van Gogh.
O grupo também conheceu áreas públicas importantes da cidade, como o Parque Ibirapuera e seus espaços culturais, o Auditório do Ibirapuera e o MAB – Museu Afro Brasil, ambos projetados por Oscar Niemeyer; o Parque da Juventude, projeto da arquiteta paisagista Rosa Kliass, que substituiu o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre.
No último dia, os acadêmicos conheceram a Avenida Paulista e puderam caminhar e vivenciar a rua aberta aos pedestres – aos domingos a avenida é fechada aos carros -, apreciando diversas manifestações culturais ao longo do percurso. A avenida abriga importantes obras arquitetônicas, como a Japan House, projeto do arquiteto japonês Kengo Kuma e o MASP – Museu de Arte de São Paulo, projeto de Lina Bo Bardi, ambas visitadas pelos acadêmicos.
A professora Ana Lúcia explica que as viagens de estudo são essenciais para a formação do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo. “Através das viagens, o acadêmico estabelece contato com espaços e obras estudadas em sala de aula, além de poder sentir e experimentar cada um dos espaços, ampliando seu repertório”, afirma a professora.