O acadêmico Ney Carlos Santin, do 7º período do curso de Medicina da UNIARP, bolsista do Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC), realizou no dia 04 de outubro de 2022 na Unidade de Pronto Atendimento de Caçador a Ação Extensionista do projeto: “Importância da adesão às vacinações oferecidas pelo SUS”. O projeto é orientado pela professora Solange De Bortoli Beal.
A ação contemplou os usuários em espera para atendimento, nos períodos matutino e vespertino, com a distribuição de material educativo, seguido de orientações sobre a importância das vacinas, especificamente, neste dia, sobre a vacina contra o sarampo.
Foi possível destacar e reforças aos usuários sobre as principais doenças transmissíveis que podem ser combatidas e/ou evitadas com vacina, além de esclarecer dúvidas que surgiam durante a execução do trabalho.
A partir do advento das vacinas, muitas doenças infectocontagiosas foram extintas no Brasil e em várias regiões do mundo, o que comprova sua importância nas políticas públicas. No Brasil, existem calendários de vacinação para crianças, adultos e idosos, cujas vacinas são todas distribuídas gratuitamente pelo SUS, contribuindo para a prevenção de doenças infectocontagiosas como sarampo, poliomielite, gripe, hepatite B, tétano, rubéola, caxumba, pneumonia, meningite, entre outras.
Apesar da grande importância das vacinas para o combate das doenças infectocontagiosas, comprovadamente eficientes, atualmente há muita divulgação de notícias falsas tentando comprometer sua importância para a saúde pública, atingindo negativamente os índices e metas de vacinação do Ministério da Saúde.
A divulgação dessas notícias poderá trazer grandes impactos, no médio e longo prazo, no controle de doenças que podem ser controladas por vacinação.
Por isso, as campanhas de promoção à saúde, por meio da divulgação da importância das vacinas, devem ser constantemente divulgadas aos usuários, auxiliando na conscientização quanto à necessidade de manter as doses administradas atualizadas, melhorando os índices de metas e de controle da disseminação de patologias preveníveis por vacina.