A acadêmica Tyfani Miréia Stortti, do curso de Medicina, está desenvolvendo o projeto PAEC: “Asseio corporal de adolescentes em vulnerabilidade social: explicando as mudanças e incentivando o autocuidado”. Cerca de 600 crianças com idades entre 10 e 13 anos, da escola Paulo Schieffler estão sendo atendidas pelo projeto. A professora orientadora é Daniela dos Santos.
As atividades estão sendo executadas desde março de 2022, com apresentações sobre as mudanças psicológicas e corporais, roda de conversas, debates com espaço aberto aos alunos para questionamentos e dúvidas. Também são realizadas dinâmicas sobre como lavar o corpo, o cabelo, as mãos e sobre o uso e descarte dos absorventes. As informações recebidas na sala de aula, são levadas para os familiares gerando assim, uma maior disseminação de conhecimentos e qualidade de vida para a sociedade.
A adolescência é caracterizada por mudanças biopsicossociais peculiares a cada ser, transformando hábitos e consolidando comportamentos. Os adolescentes passam por uma grande transformação nesse período, marcada pela menarca, que é a primeira menstruação, decorrente disso novos hábitos de higiene e autocuidado precisam ser adotados para evitar odores e desconfortos, porém, esse assunto ainda é um tabu na sociedade.
Ao observar a escassez de informações sobre essa temática, o projeto tem como objetivo enfatizar as medidas de autocuidado e higiene pessoal necessários durante este período, levando apoio e possibilitando que as jovens mantenham o asseio corporal em dia, evitando a proliferação de bactérias e o surgimento de doenças.
Depoimento
“Está sendo muito gratificante desenvolver este projeto. Ao longo da apresentação vai se criando um clima de amizade e troca de ideias com os alunos, além disso as professoras também sempre participam. Em toda turma que passo, os alunos e professores ficam curiosos e atentos para sanar dúvidas e até mesmo debater algum assunto que chame mais atenção durante a palestra. Ao longo das semanas de aplicação pude ver uma evolução em relação aos cuidados que os jovens tem com a higiene e à consciência de que seus hábitos de hoje refletirão em sua vida adulta. Outro fato é que diversos adolescentes relataram ter comentado sobre o conteúdo da ação em casa com seus familiares e amigos, o que aumenta ainda mais o alcance do saber. Meu sentimento hoje, em outubro de 2022 é de missão cumprida em relação aos objetivos do meu projeto e de gratidão por todos os momentos que vivi na escola, onde eu me desligava de todo o resto e mergulhava nessa interação sincera com todos os participantes”, Tyfani Miréia Stortti.