A Prefeitura de Caçador, através do Museu do Contestado, traz ao público a exposição “Ciclo da Madeira”, uma viagem em fotos pelos pinheirais do município que, por muitos anos, foi considerada a capital brasileira da madeira. A exposição está aberta para visitação na Biblioteca Universitária Comendador Primo Tedesco, da UNIARP.
Na exposição de fotos, está registrada a flora primitiva caçadorense com sua abundante mata nativa de pinheiros e imbuias. Também está em evidência, os processos e meios de beneficiamento da madeira. Então, “você que aqui se encontra, com certeza, fique bem à vontade” para apreciar o “Ciclo da Madeira” em Caçador.
A história do Meio Oeste catarinense, a região do Contestado, está intimamente ligada à sua fauna e a sua flora. No início, como meio de subsistência, com a caça de alguns animais e coleta de frutos, ou a extração, ainda incipiente, de folhas e galhos da ilex paraguariensis, a erva-mate. E, é nessa flora que está um dos maiores pilares econômicos da região: a madeira.