Em 2022, o Portal de Periódicos Científicos da Uniarp completou 10 anos. Na avaliação mais recente, correspondente ao período 2017-2020, realizada pela CAPES e divulgada no final de 2022, a avaliação dos periódicos da Uniarp teve incremento expressivo, evidenciando a qualidade da pesquisa da instituição e o reconhecimento em âmbito nacional e internacional. A avaliação Qualis-CAPES em ordem decrescente é: A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4, C.
Na última avaliação a Revista Ponto de Vista Jurídico foi classificada como A4, sendo assim considerada como revista referência para publicações pela Capes. Os demais periódicos estão classificados como Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde (RIES) – B2, Revista Visão: Gestão Organizacional – B2, Revista Extensão em Foco – B2, Revista Professare – B1.
O professor Dr. Levi Hülse, e coordenador do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade da Uniarp destaca que as revistas são de extrema importância para a pesquisa da Universidade. “Todas as revistas tem como editores professores dos programas de Mestrado, demostrando assim sua importância para as pesquisas da Uniarp”, afirma Dr. Levi, que é editor da Revista Ponto de Vista Jurídico.
Revistas são veículos para socialização dos conhecimentos
As primeiras ações com vistas à criação de revistas científicas na instituição ocorreram em 2011, quando iniciou também a constituição dos primeiros grupos de pesquisa. O primeiro grupo a se organizar foi o Grupo Interdisciplinar de Estudos em Saúde (GIES). Logo nos primeiros encontros, verificou-se a necessidade de criação de um veículo para socialização dos conhecimentos produzidos no âmbito da instituição, resultando daí a criação da Revista Interdisciplinar de Estudos em Saúde (RIES).
De forma concomitante, organizou-se também um grupo de pesquisadores em torno de temáticas educacionais, que passaram a cogitar também a criação de uma revista científica, o que logo se cristalizou, dando origem à Revista Professare, da área de educação.
O movimento destes dois grupos de pesquisa culminou na instalação do sistema OJS (Open Journal System), que viabilizou a implantação do Portal de Periódicos da Uniarp (https://periodicos.uniarp.edu.br) em 2012. A colaboração de Gestão Superior, Grupos de Pesquisa e Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) foi fundamental nesse processo.
Desse modo, em 2012, foram iniciadas as publicações das Revista RIES e Professare, ainda no primeiro semestre daquele ano. No segundo semestre, foram constituídos mais três periódicos, a Revista Visão: Gestão Organizacional, abrangendo a grande área de Administração e Ciências Contábeis; a Revista Ponto de Vista Jurídico, do campo do Direito; e a Revista Ignis, do campo das engenharias. No ano seguinte, foi ainda constituída a Revista Extensão em Foco, como periódico que pudesse veicular de forma mais concentrada resultados de pesquisa aplicados e relatos de projetos de extensão universitária, inicialmente realizados pela própria instituição.
Logo na primeira avaliação quadrienal da CAPES, as revistas receberam uma primeira avaliação, mesmo que modesta, em função da sua ainda breve existência e o seu caráter inicialmente endógeno.