Metodologia ativa no Núcleo comum da saúde » Uniarp

10.04.23

Metodologia ativa no Núcleo comum da saúde

Dia 23 de março, durante a aula de metabolismo II, a turma número 4 foi submetida a uma aula diferente, envolvendo metodologia ativa de aprendizado no Núcleo Comum da Saúde que inclui os cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição.

O tema da aula foi “Digestão e metabolismo de carboidratos”. Antes de trabalhar essa temática na aula, os estudantes adquiriram conhecimento amplo sobre introdução ao metabolismo, macro e micronutrientes, anatomia e fisiologia do trato gastrointestinal e sobre a estrutura e a função dos carboidratos no organismo humano nas aulas anteriores.

Ao longo das aulas, os acadêmicos são instigados a aplicar a teoria no dia-a-dia sob a luz da futura profissão. Além disso, aprendem a conectar o conteúdo teórico com as futuras profissões dos colegas e adquire conhecimento multidisciplinar.

Os acadêmicos aprendem “detectar” o conteúdo trabalhado em aula no próprio cotidiano. Por exemplo, o que acontece quando eu me alimento? Por que alguns alimentos fornecem mais energia do que outros? Qual o caminho dos alimentos desde a sua entrada na cavidade oral até a sua eliminação? Por que temos pessoas intolerantes à lactose, o que há de diferente nelas?

Ao fornecer cenários como este, o estudante é colocado em situações reais e um dos principais efeitos imediatos é a curiosidade e identificação o que, diretamente, aumenta a atenção e o foco durante as aulas.

Logo, discussões sobre relatos de caso do cotidiano, dúvidas sobre alimentos e dúvidas vindo das redes sociais são capazes de construir um ambiente favorável ao aprendizado e retenção da memória.

Diante tal cenário e, após nivelamento teórico da turma sobre a digestão de carboidratos, os alunos foram divididos em 2 grupos escolhidos por afinidade, sem intervenção da docente. Em seguida, cada equipe recebeu um alimento típico do cotidiano, escolhido pela docente, a saber, batata inglesa e pipoca.

As equipes foram então desafiadas a descrever este alimento sob a luz da química, fisiologia e bioquímica devendo responder na forma de mapa mental gigante no quadro e no papel, os seguintes pontos:

O alimento se encaixa em qual tipo de carboidrato?

Que tipos de ligações glicosídicas estão presentes neste alimento?

Onde começa a digestão desse carboidrato?

Quais e como ocorrem os processos digestivos ao longo do trato gastrointestinal?

Quais enzimas atuam na sua digestão?

Como ocorre a absorção desse carboidrato?

Qual a importância dessa fonte de carboidrato para o organismo?

 As perguntas precisavam ser respondidas de forma esquemática, harmônica e sincronizada com todos os membros da equipe em uma janela temporal de apenas 30 minutos.

FORMA DE AVALIAÇÃO DAS EQUIPES

Perfil de liderança, líderes naturais da equipe

Comunicação não violenta entre os membros do grupo

Plano estratégico para divisão de tarefas

Criatividade e interesse pela tarefa

Coesão das ideias e discussão entre o grupo

Fontes de pesquisa utilizadas (anotações dos cadernos, livros, google)

PAPEL DO DOCENTE AO LONGO DA ATIVIDADE

Orientar as buscas nos materiais corretos

Incentivar a pesquisa e a discussão das ideias

Fazer perguntas que instigam os alunos

Fornecer um ambiente descontraído para estimular a criatividade

Identificar os diferentes perfis de alunos

Detectar os pontos fortes e dar feedbacks ao longo da atividade

Fornecer dicas de como melhorar as três competências fundamentais ao longo da atividade

Evitar fornecer as respostas prontas e sim, indicar pontos de partida com o intuito de gerar discussão entre os membros do grupo

Fornecer feedback final após o término da atividade

PORQUE ESSA FORMA DE APRENDIZADO É EFICIENTE?

Porque as equipes se sentem desafiadas e necessitam unir conhecimento adquirido ao longo do tempo em prol de um projeto. O tempo limitado faz com que a equipe abra um canal de comunicação e todos do grupo podem emitir a sua opinião em que o produto final é uma estratégia. A atividade é capaz de unir as três principais competências requeridas do profissional moderno: conhecimento, habilidades e atitudes e coloca o aluno como centro do ensino e aprendizado.

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Escrito por:

Imprensa Uniarp

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