III Simpósio Nacional Interdisciplinar dos cursos da área da saúde, e ainda a 84ª Semana da Enfermagem acontecem de 17 a 20 de maio; a entrada é a doação de alimentos
A UNIARP realiza de 17 a 20 de maio, o III Simpósio Nacional Interdisciplinar dos cursos da área da saúde com o tema: “Doenças Mentais”, e ainda a 84ª Semana da Enfermagem que vai discutir o tema: “Saúde Mental”. Os eventos, que contam com o apoio da FAPESC, serão realizados no Teatro da UNIARP e a entrada é a doação de um quilo de alimento não perecível. Os alimentos arrecadados serão doados para a Casa Lar São José e para a Associação Maria Rosa.
Os professores Dr. Lincon Bordignon Somensi e Dra. Claudriana Locatelli, da comissão organizadora, destacam que os temas foram escolhidos em função da urgência da atualidade, onde casos de transtornos mentais estão cada vez mais presentes. “Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis. É importante discutir e buscar soluções. Estaremos com grandes palestrantes, apresentando temas de grande interesse para profissionais, estudantes e toda a comunidade”, comenta o professor Dr. Lincon. “Procuramos fazer um evento acessível e também solidário, convidando a população a doar alimentos na troca do ingresso. Será um grande evento para todos”, completa a professora Dra. Claudriana.
Durante o evento haverá sorteio de brindes. Apoiadores: Academia Caçador, Rennova, Coma Bem, Meu Bem, Armazém dos Grãos, Cores & Sabores, Especiallité e Karina Bogo.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia.
Faça sua inscrição:
Site do evento:
Programação:
Dia 17 de maio, às 19h
Palestra: “Saúde mental e trabalho em Enfermagem: Cenários e possibilidades”, com a Dra. Laura Cavalcanti de Farias Brehmer.
Dia 18 de maio às 19h – Segundo dia (abertura oficial)
Palestra: “Ações da Fapesc no fomento à pesquisa no estado de SC”, com Dr. Fábio Wagner Pinto. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e doutorado em Maschinenbau und Verfahrenstechnik – Swiss Federal Institute of Technology Zurich (2008). Atuei na área de R&D da Whirlpool – unidade Embraco entre os anos de 2008 e 2011. Em janeiro de 2023 veio a presidir a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, promovendo ações de bolsistas das diversas instituições de ensino, bem como a proximidade da comunidade e de setores como indústria e comércio das atividades da fundação.
Palestra: “Saúde mental: um panorama no Brasil”, com Dr. Décio Gilberto Natrielli Filho. Médico psiquiatra especialista pela Santa Casa de São Paulo e Associação Brasileira de Psiquiatria. Professor de Psiquiatria da Universidade de Santo Amaro, onde coordena os ambulatórios de Transtorno Bipolar e Transtornos da Personalidade.
Dia 19 de maio as 19h
Primeiro momento
Palestra: “Cannabis no tratamento de doenças neuropsiquiátricas: uma velha alternativa para uma nova esperança”, com o Dr. Rafael Bitencourt.
Segundo momento: Roda de conversa com profissional da saúde mental
Dia 20 de maio as 08:30
Primeiro momento
Exposição de trabalhos
Segundo momento:
Palestra: “Biodiversidade como fonte de novos medicamentos”, com Dr. Valdir Cechinel Filho.