As acadêmicas do curso de Pedagogia da UNIARP participaram de uma atividade no laboratório de práticas funcionais. Elas estavam acompanhadas da professora Debora Ceretta Jung, que ministra a disciplina de Metodologia para o ensino de Ciências. Na atividade, as acadêmicas puderam compreender o desenvolver de uma aula em um ambiente com características diferentes das que existem em sala de aula.
Inicialmente exploraram o laboratório, conhecendo os dispositivos de segurança, as vidrarias, os materiais disponíveis para que a aula pudesse acontecer de forma objetiva e clara.
Com o conteúdo “As partes de uma planta e sua diversidade”, foram coletadas junto ao jardim da UNIARP, alguns exemplares que serviram de proposta inicial. Em seguida, no laboratório, com uso de lupas, microscópios e vidrarias, as partes das plantas puderam ser observadas em vivo e sob diversas perspectivas. Até mesmo os grãos de polem, presentes em algumas flores trazidas pela professora, foram identificados e desenhados.
A aula de laboratório é um momento muito especial no ensino de ciências. É uma ferramenta de alto impacto no conhecimento e fixação de informações, quando realizada de forma coerente. Faz-se necessário, conduzir todo o tempo as atividades dentro do espaço, para que os alunos compreendam os objetivos de estarem ali.
Além de ser um ambiente novo, o laboratório pode trazer possibilidades impossíveis de serem realizadas em sala de aula, como a visão microscópica de alguns seres, ou parte deles.
A disciplina de Metodologia para o ensino de Ciências espera trazer as acadêmicas um tempo de reflexão sobre o saber científico. Leva-las ao entendimento de como elas podem ser contundentes no desenvolver o pensamento questionador, afinal mais importante que a resposta é a pergunta, ela sim tira do pensamento da criança os porquês da vida. Um pouco de letramento científico dentro de um universo de conhecimentos e desenrolares vitais ao nosso processo de evolução.