A acadêmica bolsista do curso de Medicina da Uniarp, Laíse Fernanda Olinquevicz está desenvolvendo o projeto do Programa de Apoio a Extensão e Cultura ( PAEC), sob orientação da professora Solange De Bortoli Beal. O objetivo geral do projeto é orientar a população diabética Insulino dependente de uma Unidade Básica de Saúde do município de Caçador, sobre o uso correto da caneta aplicadora de insulina humana NPH e Regular.
As ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2023, contemplaram a confeccção do material educativo: Cartilha em forma de manual sobre o uso da caneta de insulina.
Durante o mês de maio, foram realizadas duas ações na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora Salete de Caçador. Foram repassadas orientações aos pacientes diabéticos que procuravam pelos serviços de saúde.
Para o segundo semestre serão organizadas duas rodas de conversas, reforçando a importância do uso correto da caneta aplicadora de insulina, com demonstrações práticas sobre o uso.
Espera-se com este projeto diminuir os riscos decorrentes do uso incorreto da caneta, através das orientações relacionadas aos locais de aplicação (braços, nádegas, coxas e abdômen) e uso correto da insulina. Orientar o paciente, familiares e cuidadores quanto a aplicação, fornecer esquema de rodízio ao paciente, instruir sobre como é realizada a aspiração das unidades de insulina e as complicações que podem ocorrer nos locais de aplicação, assim como o armazenamento, conservação, e o descarte correto dos insumos.
Os objetivos específicos são:
Analisar o grau de dificuldade dos pacientes Insulino dependentes com relação ao uso correto da caneta aplicadora de insulina.
Elaborar um manual de Instrução sobre o uso correto da caneta de insulina.
Promover rodas de conversas entre pacientes Insulino dependentes, familiares e cuidadores para orientações sobre a patologia, uso correto da caneta, armazenamento, riscos, destino dos perfuro cortantes, entre outros.