A Secretaria de Estado da Educação (SED) divulgou o cronograma para renovação das bolsas do Programa Uniedu no segundo semestre de 2023, que pode ser conferido aqui (http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/). A partir de segunda-feira, 24, os estudantes com possibilidade de renovação das bolsas podem acessar o sistema para solicitar a renovação e incluir os documentos comprobatórios das bolsas recebidas no primeiro semestre. O sistema permanece aberto para as renovações até 23 de agosto.
O cronograma publicado pela SED também destaca que os estudantes que receberam bolsa no primeiro semestre deverão realizar os trâmites para renovação da bolsa para o segundo semestre no sistema, impreterivelmente, até 23 de agosto. Após esta data, conforme a legislação, o estudante perde o direito de renovação. As instituições de ensino superior terão até 31 de agosto para analisar as documentações e confirmar as renovações das bolsas.
A partir deste semestre, considerando a aprovação das leis dos novos programas de assistência financeira estudantil do Estado, o Uniedu não abrirá cadastro para novas solicitações de bolsa. Segundo a regra de transição instituída nas novas leis, o programa fica garantido aos estudantes que já são bolsistas, com o mesmo benefício, até o final do contrato vigente. Os estudantes que tiverem dúvida podem entrar em contato pelo e-mail uniedu@sed.sc.gov.br.
Próximos passos dos programas de assistência financeira do Ensino Superior em Santa Catarina
O Governo do Estado está instituindo o programa Universidade Gratuita para as universidades comunitárias do Estado e mais do que duplicando as bolsas do FUMDES nas instituições privadas para democratizar o acesso ao ensino superior, dando mais oportunidades para os jovens.
Por isso, os estudantes que não têm direito à renovação de bolsas pelo Uniedu ou não querem renovar e necessitem de assistência financeira estudantil para concluir seus estudos, devem ficar atentos às próximas publicações relativas aos novos programas: Universidade Gratuita e FUMDES.
Após sanção do Governador Jorginho Mello, a SED irá publicar, ainda no segundo semestre, dois decretos e duas portarias para regulamentação dos programas. Em seguida, haverá um período de cadastramento das mantenedoras, distribuição dos recursos, cadastramento dos estudantes e concessão dos benefícios. Essas informações serão divulgadas pela Secretaria nas próximas semanas.
Sendo assim, no segundo semestre de 2023, passam a vigorar no Estado três programas de assistência financeira para o ensino superior: Universidade Gratuita, Fumdes e Uniedu, considerando a regra de transição para os bolsistas do programa.
Por ASCOM | SED 19 de julho de 2023