A Prefeitura de Caçador, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio da Casa do Gaúcho e das Ervas Mazutti e participação das entidades tradicionalistas da cidade, realizará dia 28 de julho a 1ª Noite Cultural da Tradição Gaúcha. O evento acontece a partir das 19h15, no teatro da Uniarp. A entrada é gratuita.
A programação está sendo preparada pelos próprios tradicionalistas, com apoio da Diretoria Municipal de Cultura. O evento é uma forma de preservar tradições, manter a história viva, educar e enaltecer as características culturais da cidade de Caçador.
Esta noite cultural é o pré-lançamento da Semana Farroupilha, que acontece em setembro, mês em que se comemora o Dia do Gaúcho. Uma série de atrações já estão sendo planejada pelas entidades tradicionalistas de Caçador para esta data.
Confira o cronograma com as atrações já confirmadas:
19:30 – Abertura.
19:45 – Invernada Artística Maria Rosa – Dança.
20:00 – Grupo Alma Gaúcha – Dança
20:15 – Maira Aline Pontes – Declamação.
20:30 – CTG Estrela dos Pampas – Dança.
20:45 – Grupo Herança do Contestado – Chula.
21:00 – Edemir Costa– Poesia Campeira.
21:15 – Grupo Herança do Contestado – Dança
21:30 – Grupo Cultura e Tradição – Dança.
21:45 – Adroaldo Ribeiro – Música – Gaita.
22:00 – CTG Sinuelo Catarinense – Dança
22:15 – Grupo Quarteto Campeiro – Música.
22:30 – CTG Herdeiros do Pago – Dança.
Saiba mais sobre a origem da Semana Farroupilha
Em muitas cidades do Sul do país é comemorada a Semana Farroupilha nos dias próximos ao “Dia do Gaúcho”, 20 de setembro, assim definido como uma homenagem à histórica data do início da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, 20 de setembro de 1835, sob a liderança do gaúcho Bento Gonçalves. Esta foi a revolução mais longa do Brasil, só encerrada dez anos depois com a assinatura do acordo de paz com o Governo Imperial em 01 de maio de 1845.
Em cada cidade, a Semana Farroupilha tem seus eventos principais, mas no geral é marcada pelo traje típico, a “pilcha”, com as mulheres usando lindos vestidos rodados e de muito colorido. E os homens vestindo bombacha, camisa de manga comprida, usando lenço, chapéu ou boina, guaiaca, botas, às vezes com uma faca na cintura.
Na história de Caçador já aconteceu na Semana Farroupilha: rodeios de laço com acampamento de participantes que vêm de outras cidades; cavalgadas desfilando pela cidade; mateadas; apresentações de danças; tertúlias (com música e declamações) e bailes.
Em Caçador, o Baile do Dia do Gaúcho é bem conhecido e atrai grupos de dança de outras cidades, até mesmo de Curitiba. Cerca de um ano antes, o Grupo Gaúchos por Tradição, liderado pelo Junior Costa, da Casa do Gaúcho, começa o planejamento e organização deste Baile que rapidamente tem sua lotação esgotada.
Com informações: Assessoria de Comunicação