Dia 21 de setembro foi realizada uma aula prática no Laboratório de Pesquisa Translacional em saúde da UNIARP, sobre controle de qualidade e plantas medicinais. A atividade teve a participação de alunos da Escola Graciosa Copetti Pereira.
A aula prática foi ministrada pelo professor do curso de Farmácia, Dr. Lincon Somensi e pelas acadêmicas Valéria Kaul Marques e Leticia Alvarenga.
A aula prática teve início com uma breve introdução sobre a importância das plantas medicinais na história da medicina e na produção de medicamentos. Os alunos receberam informações sobre a relevância do controle de qualidade dessas plantas, destacando a necessidade de garantir a segurança e a eficácia dos produtos finais
Cada grupo teve a oportunidade de trabalhar com amostras de plantas medicinais reais, que foram fornecidas pela UNIARP.
Os alunos aprenderam a identificar diferentes espécies de plantas, a realizar testes de pureza, análises microscópicas entre outras. “Foi gratificante ver o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes enquanto exploravam o mundo das plantas medicinais”, relata o professor Dr. Lincon Somensi.
A professora Talita Granemann, coordenadora do curso de Farmácia, explica que a iniciativa teve como objetivo proporcionar uma experiência prática enriquecedora e promover o interesse pela ciência farmacêutica entre os estudantes. “Durante a aula prática, os alunos puderam interagir com nossos professores e pesquisadores, que compartilharam suas experiências e conhecimentos”, comenta.
![](https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2023/09/IMG-20230922-WA0028.jpg)
![](https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2023/09/IMG-20230922-WA0033.jpg)
![](https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2023/09/IMG-20230922-WA0015.jpg)
![](https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2023/09/IMG-20230922-WA0017.jpg)
![](https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2023/09/IMG-20230922-WA0020.jpg)
![](https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2023/09/IMG-20230922-WA0021.jpg)
![](https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2023/09/IMG-20230922-WA0025.jpg)