Dia 28 de setembro, no teatro da UNIARP foi realizada a abertura oficial do Congresso Internacional de Educação Básica e Saúde (III CIEDUS), do I Seminário Municipal de Educação de Caçador e do Seminário da Rede de Egressos do Mestrado Profissional em Educação Básica (REMPE/UNIARP – III SER-REMPE). Cerca de 600 professores da rede municipal de educação de Caçador estão participando.
Os eventos têm por objetivo promover a discussão de desafios atuais da educação e sua relação com a saúde, estimulando a socialização e difusão de iniciativas criativas e inovadoras desenvolvidas por profissionais e instituições do Brasil e do exterior para o atendimento de demandas locais e globais.
É uma realização da UNIARP, em parceria com a Prefeitura de Caçador e com a Rede de Egressos do Mestrado Profissional em Educação Básica (REMPE/UNIARP).
Os eventos são coordenados pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB Mestrado e Doutorado) e contam com o apoio da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC), bem como das seguintes universidades: Universidade Simón Bolívar, de Barranquilla, Colômbia, Universidade Mayor de San Andrés, de La Paz, Bolívia, e da Universidade de Barcelona, de Barcelona, Espanha, mediante contribuições da coordenação do Projeto Pedagogia Hospitalar em Neonatologia e Pediatria e do Observatório Saúde e Conhecimento. Também contam com o apoio da equipe que integra o Projeto Inteligência Educacional e da equipe do Projeto Polen.
Os eventos contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
A sala de autoridades teve a presença do vice-reitor da UNIARP professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, prefeito de Caçador, Alencar Mendes, professora Dra. Marlene Zwierewicz que coordena O III CIEDUS, juntamente com a professora Verónica Violant Holz da Universidade de Barcelona, Espanha, secretária de Educação de Caçador, professora Lenira Carneiro, coordenadora do I Seminário Municipal de Educação de Caçador, e da professora Aline Lima da Rocha Almeida, coordenadora do III SER-REMPE. Na abertura, a apresentação cultural foi realizada pela Banda Músicos do Contestado.
A primeira palestra da noite foi realizada pelo professor Dr. Ricardo Antunes de Sá com o tema: “Paradigma da complexidade: entre os desafios da educação e a formação de professores”. A mediação foi realizada pela professora Dra. Madalena Pereira da Silva.
A segunda palestra foi realizada pelo professor Dr. Geraldo Peçanha com o tema: “Educação transformadora: a pedagogia sob a ótica da complexidade, criatividade e empatia”. A mediação foi realizada pela professora Lenira de Cácia Carneiro, secretária de Educação de Caçador.
Palestras e debates nesta sexta-feira
A programação começou na quarta-feira (28), com Reunião interinstitucional com participação de pesquisadores brasileiros e internacionais e apresentações de trabalhos.
Os eventos prosseguiram na nesta sexta-feira (29), no período da manhã com a palestra: “A energia da mudança está no presente: a responsabilidade amorosa de criar o futuro”, ministrada pelo mestre Eduardo Shinyashiki – Inteligência Educacional. A mediação foi feita por Beatriz Alves de Oliveira da Secretaria Municipal de Educação de Caçador.
Houve também apresentação do Protagonismo na Educação Infantil: Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas com cocriação de cenários ecoformadores, com Gestores e docentes dos Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Caçador. A mediação foi realizada por Beatriz Alves de Oliveira, Aline Lima da Rocha Almeida e Elisamara Gaspar da Silva.
Depois foi realizada a Mesa de diálogos :“Mudanças paradigmáticas na formação, saúde docente e ressignificação da prática pedagógica”, com a participação de Marilda Aparecida Behrens – Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Ettiène Cordeiro Guérios – Universidade Federal do Paraná – UFPR, Andrea Paola Agamez Polo – Universidade Simón Bolívar – USB – Colômbia, Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, Marlene Zwierewicz –UNIARP e mediação de Edna Liz Prigol da UNIARP.
Na parte da tarde teve a palestra: “Necessidades formativas da Educação Básica na Colômbia: as contribuições das pesquisas do Doutorado em Ciências da Educação”, ministrada por Myriam Ortiz Padilla da Universidade Simón Bolívar – USB – Colômbia. A medição será realizada por Vera Lúcia Simão da UNIARP.
Depois, foi realizada a atividade de reconhecimento do pesquisador Dr. Juan Miguel González Velasco, da Universidade Mayor de San Andrés – UMSA – Bolívia, com participação especial de Verónica Violant Holz da Universidade Barcelona – UB – Espanha.
Na sequência foi realizada a palestra: “Desafios da Educação Básica na formação de leitores”, com Fernando José Fraga Azevedo – Universidade do Minho – UMinho – Portugal. A mediação será feita pelo professor Dr. Joel Cezar Bonin da UNIARP. E encerramento a sexta-feira, palestra: “Desafios dos mestrados profissionais no atendimento de demandas da Educação Básica”, ministrada por Nonato Assis de Miranda – Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS. A mediação foi feita pela professora Marlene Zwierewicz da UNIARP.
Os eventos encerraram no sábado, dia 30 de setembro com Reunião com grupos de pesquisa para definição de ações com base nos resultados das atividades dos eventos.