Acadêmicos do curso de Biomedicina da UNIARP, com orientação do professor Roger Francisco Ferreira de Campos, realizaram o monitoramento da qualidade da água das fontes naturais do município de Caçador.
Foram monitoradas as fontes do Rancho Fundo, Municípios e Gioppo. A atividade de extensão e pesquisa, integra a disciplina de Educação e Análise Ambiental e Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP)
Para compor as análises realizou-se a aferição dos parâmetros de pH, temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade, alcalinidade, dureza, cloro residual, amônia, nitrito, nitrato, coliformes totais e coliformes termotolerantes (Escherichia coli).
O estudo mostrou que as fontes naturais de água do município não apresentam as características de potabilidade, mediante os resultados avistados, visto que o parâmetro de coliformes totais, coliformes termotolerantes, amônia e nitrato foram superiores ao determinado pela legislação sanitária vigente (Portaria GM/MS n° 888/2021).
A legislação determina a ausência dos microrganismos em 100 ml das amostras e foram avistados valores superiores a 1.100,00 NMP/100ml em todas as amostras analisadas para Escherichia coli.