Cuidados paliativos: Especialistas citam importância do atendimento amplo e multidisciplinar para pacientes e familiares » Uniarp

24.10.23

Cuidados paliativos: Especialistas citam importância do atendimento amplo e multidisciplinar para pacientes e familiares

O curso de Medicina da UNIARP realizou dia 23 de outubro a abertura do 8º Ciclo de Estudos de Medicina e 1º Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos. O evento foi organizado pelos acadêmicos da 4ª fase do curso, com apoio dos professores: Alesandra Perazzoli e Rafael Matte. O professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, vice-reitor acadêmico participou da abertura e parabenizou todos os acadêmicos e professores pela organização do evento.

A palestra de abertura foi ministrada pela médica oncologista Dra. Ana Eduvirges, com grande experiência no campo dos cuidados paliativos. Dra. Ana é coordenadora de cuidados paliativos da neuro-oncologia pediátrica do Centro Pediátrico do Câncer Peter Pan em Fortaleza-CE. Ela falou sobre cuidados paliativos em pediatria.

Com muita propriedade e trazendo depoimentos de pacientes e familiares, Dra. Ana destacou a importância do cuidado paliativo, uma ação que envolve o cuidado integral do ser humano. “O cuidado paliativo começa quando o paciente entra no hospital, com tratamento amplo e digno. É um cuidado amplo, que cuida da parte física e espiritual e cuida da família. Neste evento, com os acadêmicos do curso de Medicina, que são os futuros profissionais da saúde, é de extrema importância levar esta informação, para ter profissionais com formação mais humana. Uma formação onde o centro é o paciente, respeitando a vontade do paciente”, comenta.

A segunda palestra da noite, foi ministrada pela médica Dra. Marianne Ramos de Lima e Silva, com o tema: “Cuidados paliativos em pneumologia”. Dra. Marianne é preceptora da residência de clínica médica e chefe do serviço de Medicina Hospitalar e coordenadora médico do grupo Humanizar, serviço de cuidados paliativos do Hospital Santa Isabel de Blumenau-SC. “Cuidados paliativos são ações para dar vida a vida”, declarou Dra. Marianne, ressaltando ações que são feitas no Hospital Santa Isabel. Ela deixou exemplos de ações, até muito simples, mas que fazem toda diferença para os pacientes e seus familiares.

Ao final, foi realizada uma roda de conversa com equipe multidisciplinar com a participação da fisioterapeuta Miriane Gleissi Batista, enfermeiro Alex de Oliveira Rodrigues, enfermeira Graziella Della Bruna Meurer, psicóloga Josenaide Chiarelli e com as palestrantes: médicas Ana Eduvirges e Marianne Silva.

O VIII Ciclo de Estudos em Medicina: “Cuidados paliativos na prática médica e interdisciplinar” e o I Simpósio Internacional de Cuidados Paliativos prosseguem nesta terça-feira (24) com palestras do médico Dr. Ruggero Caron sobre cuidados Paliativos em oncologia e palestra com o médico Dr. Gustavo de Simone sobre aspectos gerais de Cuidados Paliativos.

Empresas apoiadoras do evento:

EMPRESAS PARTICIPANTES:

@laah.uniarp)

@daniela_fisio)

@henriqueauratatto

@academiatranspiracao

@chinelosmariaemilia

@slay.tex_uniformes

@mixstorecacador

@pratas.mimo

@giovana_perfumes

@intadonnas

@espacolaser.cacador

@brasilcacau_cacador

@difratelli.cdr

@medneif

@heureka.presentes

@supremapizzacacador

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

News

Leia mais notícias relacionadas

Visita técnica

Acadêmicos do curso de Medicina da UNIARP, divididos em duas turmas, realizaram visitas técnicas ao Presídio Regional

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guide to the city

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Academic Calendar

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Library

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.