Uma pesquisa viabilizada pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP busca realizar o acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em instituições de longa permanência em Caçador. O objetivo é avaliar o uso de medicamentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, buscando a efetividade no tratamento.
A pesquisa é desenvolvida pela bolsista do curso de medicina Tatiani Gatti, sob a orientação da professora Dra. Paula Brustolin Xavier e coorientação da farmacêutica e Dra Eliana Adami.
Os objetivos da pesquisa incluem selecionar pacientes em polifarmácia e realizar o acompanhamento farmacoterapêutico, avaliar os medicamentos administrados aos idosos na Casa Lar de Caçador, analisar as prescrições, verificar interações medicamento-medicamento e medicamento-alimento, bem como, os efeitos colaterais dos fármacos dispensados. Além disso, no desenvolvimento do projeto estão sendo realizadas ações de educação em saúde para orientar os pacientes de forma clara e objetiva. Após o termino das ações educativas será feita uma avaliação para verificar se as mudanças e orientações tiveram um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.
Para obter as receitas dos pacientes e entender a rotina de medicação na Casa Lar, foram realizadas visitas. A partir dessas receitas, foi elaborado uma planilha para acompanhamento.
Na mesma planilha, foram incluídas três colunas referentes aos sites “drugs.com”, “epócrates” e “medscape”, que permitem verificar interações medicamentosas de vários medicamentos ao mesmo tempo. Isso possibilitou uma correspondência com os itens contidos nas receitas, exceto por alguns medicamentos não listados nos sites, pois são estrangeiros. Para esses casos, uma verificação pelas bulas individuais, juntamente com a conferência das posologias e orientações de consumo.
Assim, a professora Paula explica que a acadêmica aprendeu a avaliar prescrições e interações medicamentosas nos sites “drugs.com”, “epócrates” e “medscape”, os quais permitem verificar interações medicamentosas de vários medicamentos simultaneamente. Isso possibilitou uma correspondência com os itens contidos nas receitas, exceto por alguns não incluídos nos sites, devido à sua origem estrangeira. Além disso, ela aprendeu a verificar as bulas individuais, juntamente com a conferência das posologias e orientações de consumo, bem como a importância do cuidado farmacêutico na atenção primaria em saúde, uma necessidade social e inadiável no contexto do Sistema Único de Saúde.