A Estação Experimental da Epagri em Caçador completa 85 anos de pesquisa em 2023 e homenageia o agrônomo José Oscar Kurtz, que foi o primeiro presidente da Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc), precursora da Epagri. A unidade de pesquisa agora tem o nome de Kurtz. O ato solene foi realizado dia 26 de outubro na Epagri e teve a presença dos filhos de José Kurtz: Sheila e Carlos (colaboradores da Fiesc), seus netos e demais familiares.
A solenidade teve a presença do presidente da Fundação UNIARP, Moacir José Salamoni, do reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Balestrin, do vice-reitor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins e do pró-reitor, Almir Granemann dos Reis.
Na mesma data, os 85 anos da Estação Experimental da Epagri de Caçador foram enaltecidos durante Sessão Especial na Câmara Municipal. A homenagem partiu da Comissão de Urbanismo, Meio Ambiente e Infraestrutura, por meio do presidente e vereador Jean Carlo Ribeiro. No evento, a UNIARP entregou uma placa de homenagem.
Durante a solenidade, servidores da Epagri que contribuíram para a trajetória da unidade local foram homenageados, assim como os familiares do engenheiro José Oscar Kurtz, que empresta seu nome para a denominação da Estação da Epagri de Caçador.