Dia 26 de outubro, acadêmicos da turma MU do curso de Medicina da UNIARP realizaram uma visita de estudos ao Hospital Maicé. A atividade estava inserida na disciplina de Habilidades Profissionais III – Comunicação, ministrada pela professora Me. Josiéli Varela.
Na visita, os acadêmicos tiveram a oportunidade de observar e compreender as técnicas e as abordagens necessárias para comunicar notícias adversas aos pacientes e seus familiares.
A professora Josiéli explica que a comunicação de informações delicadas, como diagnósticos graves, prognósticos desafiadores e decisões médicas complexas, é uma competência essencial que os médicos devem desenvolver ao longo de sua formação. O ato de transmitir informações sensíveis requer empatia, sensibilidade e clareza na comunicação, uma vez que pode influenciar significativamente o bem-estar e a compreensão do paciente. “Nesta visita, os acadêmicos de Medicina adquiriram conhecimentos relevantes sobre a Comunicação de Más Notícias, que serão aplicados no exercício da profissão no futuro”, comenta.
A visita ao Hospital Maicé reforçou a importância da comunicação na Medicina e serviu como preparação para as complexidades da prática médica.
A professora Josiéli Varela destaca que a Universidade tem o compromisso de formar médicos qualificados, enfatizando que a medicina demanda não apenas conhecimento técnico, mas também habilidades interpessoais, incluindo empatia e sensibilidade na comunicação de más notícias.