Um projeto especial, voltado para gestantes adolescentes, foi realizado dias 16 e 27 de outubro pelas acadêmicas do curso de Medicina da UNIARP: Laura Heckler, Gradziella Nardini, Aliene Nardini, Isabela Lima e também a acadêmica da 6ª fase de enfermagem Josoeli R da Silva, sob orientação da professora Ana Paula G. Pinculini. A ação foi realizada por meio da IFMSA BRAZIL UNIARP representado o eixo de Saúde Pública.
O projeto foi desenvolvido no Mãe Caçadorense e no primeiro encontro foi abordada a importância da amamentação.
Durante a gestação, é fundamental orientar as gestantes sobre os benefícios do aleitamento materno. Essa prática não apenas nutre o bebê, mas também fortalece o vínculo entre mãe e filho. Neste encontro, as mães receberam informações sobre como preparar-se para amamentar, como fazer a pega correta da amamentação, possíveis complicações. Também foram esclarecidas as dúvidas das gestantes. No final do projeto, foi realizado um café e entregue uma lembrança para as gestantes.
O resultado da ação foi positivo, pois as gestantes demonstraram interesse e participaram das atividades propostas. Acredita-se que a educação sobre amamentação é uma ferramenta poderosa para promover atitudes positivas nas gestantes. “Com conhecimento e apoio adequados, podemos incentivar o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida do bebê”, relatam as acadêmicas. A UNIARP agradece a Secretaria de Saúde e a Instituição Mãe Caçadorense pelo apoio e auxilio neste projeto.