Dia 05 de dezembro, a UNIARP realizou a abertura da 17ª edição do Seminário de Ensino, Pesquisa e extensão (SEDEPEX). O SEDEPEX tem como objetivo promover a integração do ensino, da pesquisa e da extensão. Esta integração se realiza por meio da socialização dos resultados, finais ou parciais, de pesquisas inovadoras, pesquisas de iniciação científica, relatos de atividades extensionistas, trabalhos de conclusão de curso, projetos integradores e projetos de leituras interdisciplinares. Foram mais de 300 trabalhos finalistas em Caçador e 60 em Fraiburgo.
A abertura teve a presença do reitor da Uniarp, Dr. Neoberto Balestrin, do vice-reitor, Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, da professora Dra. Cristine Vanz Borges, coordenadora do SEDEPEX, professora doutoranda Talize Foppa, coordenadora geral de ensino, professora Dra. Rosana Ogoshi, coordenadora da Pesquisa e internacionalização da UNIARP e da professora mestra Rosana Rachinski D’Agostini, coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias.
A conferência da noite foi ministrada pela Dra. Josiane Minuzzi com o tema: “A inovação na Universidade”. Dra Josiane é Analista de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina – Sebrae/SC, coordenadora Regional dos projetos de Ecossistemas Locais de Inovação.
O evento teve ainda apresentação online da empresa Nanoscoping, que nasceu dentro da universidade em pesquisas de pós-doutorado e hoje é fornecedora de nanotecnologia para diferentes segmentos. A apresentação foi realizada pela sócia-proprietária, Dra. Beatriz Veleirinho.
Dias 05 e 06 de dezembro, foram realizadas as apresentações dos mais de 300 trabalhos finalistas. Dia 07 de dezembro, foi realizada a solenidade de premiação na arena. Dia 06, foram realizadas as apresentações e a premiação dos trabalhos na UNIARP Fraiburgo.
Sedepex incentivando o desenvolvimento
O SEDEPEX busca demonstrar e apontar as possíveis demandas da região de inserção institucional, sem subestimar, no entanto, as demandas geradas em âmbito global. Além de incentivar o desenvolvimento, a indissociabilidade da extensão em relação ao ensino e à pesquisa, a valorização da diversidade e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
O conhecimento produzido em sala de aula, assim como a inovação por meio da pesquisa desenvolvida por professores e acadêmicos resultam em benefícios levados à comunidade por meio de ações extensionistas. Todas estas iniciativas fazem com que a rede de relacionamento acadêmico entre professores, pesquisadores e comunidade seja valorizada e ampliada.