Um laboratório que vai desenvolver pesquisas com o intuito de criar programas multicomponentes que promovam a melhoria da saúde física e mental, bem como a redução das doenças relacionadas ao exercício da docência, será inaugurado pela UNIARP, dia 15 de março.
O laboratório de Inovação em Saúde e Bem-Estar Docente, o primeiro do Brasil, recebeu investimentos da FAPESC através do Edital 54.2023 (Grupos de Pesquisa), em parceria com a ACAFE.
O laboratório também vai atuar na construção de instrumentos de avaliação e acompanhamento da saúde e bem-estar dos professores, assim como a proposição de programas de intervenção.
O professor Dr. Ricelli Endrigo, coordenador do Laboratório explica que, na prática, essas iniciativas contribuirão para diminuir os afastamentos dos docentes de suas atividades, influenciar na formulação de políticas públicas e elevar a qualidade da educação.
No mesmo evento será lançado o projeto de pesquisa: “Saúde e Bem-Estar Docente” aprovado na FAPESC e coordenado pelo professor Dr. Ricelli.
O evento terá ainda palestra com o renomado pesquisador Dr. Roberto Moraes Cruz da UFSC com o tema: “Saúde Docente: desafios e perspectivas”.