Dia 10 de abril, acadêmicos da turma 6 do curso de Medicina da UNIARP, 6ª fase, da unidade curricular do IESC campo e reflexão, realizaram uma visita técnica na Comunidade Terapêutica São Francisco, em Videira. A visita teve o objetivo de correlacionar a base teórica trabalhada em sala com a prática.
A comunidade terapêutica é um espaço de acolhimento e tratamento de pessoas com dependência química, que oferece atividades terapêuticas, educativas, espirituais e recreativas, visando a recuperação e a reinserção social dos acolhidos.
Os estudantes foram acompanhados pelas professoras: enfermeira Ana Paula G. Pinculini e enfermeira Sandra Urbano e também pela assistente social da comunidade, Jaziela Capelari que orientou a visita e esclareceu as dúvidas dos acadêmicos.
A visita técnica foi muito proveitosa, pois permitiu aos estudantes compreender a realidade e desafios enfrentados pelos acolhidos e também pela equipe multidisciplinar, assim como o funcionamento da comunidade terapêutica.
Foi uma oportunidade de enriquecer o conhecimento teórico com a experiência prática, além de sensibilizar os estudantes para a importância do cuidado humanizado e integral.