A acadêmica Amanda Bogorny, do curso de Medicina da UNIARP está desenvolvendo ações extensionistas do Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC) na escola Henrique Julio Berger e escola Tabajara, de Caçador. Ela está trabalhando ações do projeto: “Alimentação consciente: uma estratégia para a promoção da saúde cardiovascular e controle das dislipidemias através de escolhas alimentares saudáveis”.
O projeto tem como objetivo, promover e implementar práticas de Educação em Saúde voltadas para a redução dos riscos de desenvolvimento de dislipidemias em estudantes entre 12 a 16 anos das escolas públicas do município de Caçador.
A primeira ação concentrou-se na redução dos riscos de desenvolvimento de dislipidemias, promovendo hábitos saudáveis de alimentação, atividade física e consumo adequado de água.
A segunda ação será no mês de agosto e terá a presença de uma profissional de Psicologia para ajudar nas abordagens, objetivando ajudar os estudantes a compreenderem e lidarem com questões emocionais relacionadas à adoção de hábitos saudáveis. A ação vai procurar também identificar possíveis barreiras psicológicas que impedem a adesão às práticas de saúde, contribuindo para estratégias mais eficazes de intervenção.
No primeiro encontro foi estimulado às mudanças de hábitos, pactuando o segundo encontro para avaliação do que os estudantes conseguiram adotar de práticas saudáveis a partir das orientações.
A UNIARP agradece a Secretaria Municipal da Educação por acreditar na proposta, incentivando e apoiando a realização das ações do projeto. Da mesma forma, agradecemos a direção professores e estudantes das escolas municipais pela receptividade a aceitação da proposta de ação extensionista.