Dia 24 de abril, a UNIARP, por meio do curso de Psicologia realizou um encontro para discutir o transtorno do espectro autista. O evento teve a parceria da Câmara Municipal de Vereadores e a rede de Atendimentos, a partir do projeto de Lei No 3.881 de março de 2024 que instituiu a Semana de Conscientização sobre o Autismo no Município, projeto dos vereadores Clayton Luiz Zanella e Jonhy Marcos Tibes de Souza.
A discussão sobre o tema teve a participação de Arlete Torezan, assistente Social, especialista em Gestão de Políticas Públicas – Coordenadora da AMA, Silmara de Moraes Giaretta, pedagoga, Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial – Diretora Pedagógica da APAE, Otávio Sanches da Silva, pós Graduando em Neuropsicologia, psicólogo Clínico da AMA, Paulo Danielci, pós Graduando em Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência – Terapeuta Ocupacional da AMA, Joelise Consoni, especialista em Psicopatologia e Avaliação Psicológica com experiência em Intervenção com TEA – Psicóloga Clínica da APAE e Fábio de Lima Garcia, presidente da Associação de Pais pró-autistas de Caçador. A coordenação dos trabalhos foi realizada por Clayton Luiz Zanella, psicólogo/Neuropsicólogo, mestre em Educação e professor do curso de Psicologia da UNIARP.
O evento teve como objetivo, difundir informações para a população sobre o tema e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.
A abertura do evento teve pronunciamento da professora Me. Ana Claudia Lawless, coordenadora do curso de Psicologia.